Embora os quadrinhos tenham sido inventados faz bastante tempo, é plenamente compreensível falar que o ano de 1986 é possivelmente o mais influente de todos os tempos, comparável ao período de 1961-1962. O sexto ano da década de 80 é tão importante que até hoje ele é sentido em toda a indústria dos quadrinhos.

Para começo de conversa, marca o fim da saga Crise nas Infinitas Terras, a primeira megassaga de respeito nas HQs, também sendo um importante capítulo no universo DC, ao reformular o seu universo para uma nova leva de leitores. O evento em si foi o primeiro de sucesso, abrindo a porteira para futuros crossovers que prometiam reformular tudo nas editoras.

Se tem alguém que chegou destruindo em 1986, essa pessoa foi Frank Miller. Após se divertir um pouco misturando o traço oriental com europeu e uma pitada de americano em Ronin, o artista começou o ano mostrando que queria cravar (ainda mais) seu nome na história. No MESMO mês ele lançou Demolidor: A Queda de Murdock pela Marvel e Batman: O Cavaleiro das Trevas pela DC.

demolidor-a-queda-de-murdock-1986

[quote_box_center]COMPRE AQUI: HQs do Demolidor[/quote_box_center]

A Queda de Murdock é sem dúvida alguma o gibi mais importante na mitologia do Demolidor, no qual Miller explorou a derrocada e ressurreição do personagem, fazendo uma interessante analogia com Jesus Cristo e sua história. Outros fatores importantes foram o estreitamento da relação do herói com seu grande inimigo, o Rei do Crime, a volta de Karen Page como uma viciada em heroína e mesmo a relação do Capitão América com o serviço militar americano e sua corrupção. Até hoje esse arco é a pedra fundamental do personagem, junto com a primeira passagem de Frank Miller no demônio da Cozinha do Inferno.

_mg_8095

[quote_box_center]COMPRE AQUI: Batman O Cavaleiro das Trevas – Edição Definitiva[/quote_box_center]

E o que dizer do O Cavaleiro das Trevas? Ao lado de Batman: Ano Um (também do autor, só que lançada no ano seguinte) é a história que ajudou a moldar ainda mais a mitologia do Batman, influenciando milhares de artistas e o modo como o morcego era encarado aos olhos do público também. Uma influência significativa do gibi (uma delas, e se bobear a menor) foi o uso de apresentadores de televisão e suas caixas de falas que permearam diversas HQs no futuro.

Só que Frank Miller teve uma companhia de peso no mesmo ano, na figura de Alan Moore. O Rouxinol de Northampton lançou nada menos que Watchmen. Considerado por muitos o maior gibi de todos os tempos, a maxissérie em 12 números mostrou as aventuras de pastiches de personagens da Charlton Comics (os autores não foram autorizados a usarem os originais) em uma trama de conspiração mundial, isso explicando a trama de maneira bem grosseira. Explorando temas como Guerra Fria, o conceito de heróis, vigilantismo, política, guerra e muito mais, Moore construiu uma intricada trama, em que a cada leitura o leitor vai descobrindo novos elementos.

watchmen1

COMPRE AQUI: Watchmen – Edição Definitiva

Watchmen e Cavaleiro das Trevas marcam o fim da Era de Bronze nos quadrinhos e inauguraram a Era Moderna, com quadrinhos mais sombrios, psicologicamente complexos, com os autores se destacando mais que os personagens. Ah, e também foram os responsáveis pela criação da fonte Comic Sans. Por essa você não esperava. Outro ponto importante foi a ascensão das editoras independentes.

Falando em editoras independentes, foi em 1986 que surgiu a Dark Horse. A casa de Hellboy e companhia chegou ao mercado em julho com a antologia Dark Horse Presents #1, abrindo as portas para o surgimento do Concreto, Sin City, John Byrne’s Next Man, entre outros títulos relevantes.

 The Man of Steel
TheManofSteel

Outros personagens que marcaram presença forte no ano em que tudo mudou foram os X-Men e o Superman. Os mutantes da Marvel sofreram o famoso Massacre de Mutantes, marcando uma evolução no tom das tramas criadas pelo roteirista Chris Claremont. Ao fazer com que os Carrascos ocasionassem a morte de diversos Morlocks e deixando severos traumas nas equipes envolvidas (X-Men, X-Factor e Novos Mutantes), o mundo dos mutantes nunca mais foi o mesmo dali em diante (a semente para o Anjo virar Arcanjo, ganchos para Inferno, etc). O tom dark nos títulos foi predominando até o lançamento de X-Men #1, de Claremont e Jim Lee. Outro ponto importante do crossover foi ele ser o primeiro (e extremamente bem sucedido) na linha X, dando o pontapé para outros eventos.

Já o antigo parceiro de Claremont nos mutantes também deixou seu nome cravado em 1986. John Byrne tinha a ingrata missão de reinventar o Superman no pós-Crise e a solução que ele encontrou foi Marvelizar o personagem.  Lançando a mini em 6 partes intitulada The Man of Steel, o autor canadense pegou elementos pré-Crise e mesclou com novos. O reboot foi tão marcante que, para muitos leitores, essa é a versão definitiva do personagem até hoje.

Não menos importante que todos os gibis citados foi o lançamento da primeira linha alternativa/selo de heróis pela Marvel: o Novo Universo. Idealizado por Jim Shooter, o Novo Universo tinha a ideia de mostrar tramas mais realistas, com heróis tão realistas quanto. Na época os leitores ficaram com medo desse universo substituir o regular da editora, algo que não chegou nem perto. Embora tenha fracassado, o Novo Universo foi o primeiro selo alternativo, abrindo as portas para o universo 2099 e Ultimate, por exemplo.

Superaventuras Marvel #45
Superaventuras Marvel #45

Falando na indústria nacional de HQs, 1986 é extremamente importante. A Editora Abril estava consolidando cada vez mais sua presença com heróis e certos lançamentos só confirmaram isso: em janeiro, tivemos o encontro entre Superman e Homem-Aranha publicado. No mês de abril, saiu Os Novos Titãs #1 e no mês seguinte chegou Super Powers #1. Isso sem falar da Superaventuras Marvel #45 com Dias de um Futuro Esquecido. Ah, e também a infame publicação de Guerras Secretas, em que a Abril inventou a sua própria versão da história.

O ano de 1986 é com certeza o mais influente dos quadrinhos como conhecemos, com a ascensão do realismo, Alan Moore e Frank Miller imortalizando seus nomes, Chris Claremont levando os mutantes a novos (e sombrios) ares, e muito mais. Será que um dia a indústria dos quadrinhos conseguirão sair da sombra desse ano? Só o futuro dirá.

[quote_box_center]Se você curtiu o texto, deixe seu comentário e divulgue nas redes sociais. Aproveite e troque uma ideia comigo no Twitter @matheuslaneri, estarei lá esperando.[/quote_box_center]

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Matheus Laneri
Load More In Destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também!

Eu e Stan Lee – Como um único homem mudou minha vida para sempre

O ano é 2002 e eu tinha 12 anos. Um acontecimento incrível estava para ser realizado: o Ho…