Olá, Pachuchus maravilhosos!

A amizade é uma coisa linda, não é mesmo? É sempre bom ter amigos do seu lado para o que der e vier, para os momentos bons e ruins, pra ter um ombro pra chorar, compartilhar umas risadas, beber umas cervejas, etc. E é ainda melhor se o vínculo de amizade entre vocês é forte e sólido.

Todo mundo tem pelo menos um amigo que você mataria e morreria, colocaria as mãos e os pés no fogo se isso significasse o bem estar do mesmo. Agora, você tem absoluta certeza de que seu grupo de amigos é formado pelas melhores pessoas do universo? Tem certeza de que os seus amigos fariam o mesmo por você?

Em Among Friends (Entre amigos) essas perguntas vão ao pé da letra. Mas vamos do começo. O filme tem uma história bem simples. Um grupo de amigos se reúne para uma festa de despedida de sua amiga Bernadette que vai mudar de cidade.

Logo de cara Bernadette diz que todos precisam participar de um jogo. Eles precisam solucionar um assassinato de mentirinha, coletar pistas, juntar peças e descobrir quem foi o assassino e a motivação por trás do crime. Tudo corre bem até que todos os convidados são drogados e o jogo de verdade começa.

YLW2PZt

Cada participante recebe um presente referente a um segredo obscuro da pessoa que o abriu. A gravidade das informações vai de uma traição até coisas que resultam em prisão e trauma psicológico extenso. A partir daí Bernadette revela como as coisas vão funcionar até o final da noite. É um jogo básico de perguntas e respostas misturado com verdade ou consequência/desafio.

Quid pro Quo, Clarice.

Se alguém faz uma pergunta, Bernadette a responde, mas precisa pegar algo em troca. E só necessita do aval de uma única pessoa na mesa para tomar ação. Por exemplo, quando perguntam onde está Lily, uma das amigas que não compareceu, Bernadette responde a pergunta, mas pega um pouco de cabelo (e couro cabeludo) de um dos convidados. E assim por diante.

Após explicar as regras do jogo para os convidados, Bernadette então começa a revelar, um por um, os segredos mais obscuros e sujos do seu “grupo de amigos” e se inicia uma lavação de roupa suja geral onde são questionados valores como egoísmo, altruísmo, moral e o que realmente significa ser um bom amigo. Além disso, outro ponto importante é o fato de sermos uma pessoa em público, e outra quando estamos sozinhos.

Assim que os segredos e traições são revelados, as verdadeiras naturezas dos convidados também mostram as garras e, seguindo as regras do jogo, cada segredo precisa de uma punição. Evidentemente isso acarreta algumas vinganças entre os convidados e sangue.

AmongFriendsFeat

Como vocês bem sabem eu só revelo spoilers se eles forem relevantes para a resenha ou se eles têm um ponto importante na análise da trama, uma mensagem subliminar. Não entrarei em detalhes, mas digamos que eu já esperava por pelo menos um pedaço do desfecho.

Eu gostei de Bernadette como vilã. Ela faz a linha ricaça elegante e chique que pode cortar sua garganta em segundos sem borrar a maquiagem. Além disso, ela é psiquiatra. Ou seja, tem acesso a medicamentos, sabe os efeitos dos mesmos e, principalmente, sabe como entrar na cabeça das pessoas e manipulá-las. Porém, a justificativa dela para fazer tudo o que fez pareceu meio rasa.

A princípio achei que ela foi motivada a bolar esse jogo por culpa de um evento bem sério que aconteceu com um dos convidados, mas depois de um tempo de filme percebi que não era isso. Foi meio decepcionante pra ser sincera.

Outro ponto interessante do filme são as referências a clássicos do terror ou thriller psicológico como Atração Fatal e O iluminado. Além disso, há uma parte de quebra da quarta parede que justifica algumas ações dos personagens e eu achei bem pensado esse recurso pro desenvolvimento de uma parcela da trama.

Agora, os pontos negativos. O filme passa rápido demais e a impressão que você tem conforme o jogo começa é que tudo o que está acontecendo é só um aquecimento pro terror principal. Mas, infelizmente, não acontece. É uma pena, porque assim que você descobre quem os convidados realmente são, você deseja uma punição mais pesada, principalmente para dois convidados em especial.

Among Friends é um filme que tem seu charme, passa rápido demais e poderia ser maior pra ter um melhor aproveitamento do sadismo do telespectador. No entanto, ele explora bem o quesito da dualidade das pessoas e mostra que as vezes, seus amigos, não são tão amigos assim.

Título: Among Friends

Diretor: Danielle Harris

Duração: 80 minutos

Elenco: Kamala Jones, Jennifer Blanc, Danielle Harris.

Comente pelo Facebook

Jornalista. Fã de gore, terror e todas as bizarrices da internet. O pessoal daqui diz que eu sou um Shinigami.

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta