The_Scream_00

Conheci há pouco um curta de animação fantástico, que não é novo, mas quero compartilhar com vocês, pois como eu disse, ele é fantástico.

É o curta em animação The Scream, dirigido por Sebastian Cosor e produzido por Mihai Mitrica em 2010.

O curta dá vida a famosíssima pintura expressionista Skrik (The Scream/ O Grito), do artista norueguês Edvard Munch. Pintura que apresenta uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial.

Ela é uma das obras mais importantes do movimento expressionista, além de ser uma das mais conhecidas de toda história, perdendo provavelmente apenas para a Monalisa  de Leonardo da Vinci.

Uma curiosidade, que eu não sabia, é que o próprio artista fez na verdade uma série de quatro pinturas da mesma obra, cada uma com uma técnica diferente. Tendo feito dentre elas inclusive uma litografia, para a impressão do quadro em revistas e jornais.

The_Scream_

“Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza.” Edvard Munch, 1893

Então baseado na pintura e nessa poesia do próprio artista, Sebastian Cosor fez o curta de animação em questão. E na mais pura genialidade fez uma junção perfeita: Ele trouxe como trilha sonora para a animação a música The Great Gig in the Sky do aclamado álbum Dark Side of the Moon do Pink Floyd. Os diálogos da letra também foram incorporados, e acrescentadas outras falas, construiram uma conversa entre os personagens à respeito da morte.

“E eu não estou com medo de morrer
A qualquer hora pode acontecer, eu não me importo
Por que estaria com medo de morrer?
Não há razão para isso
Você tem que ir algum dia”

“Eu nunca disse que tinha medo de morrer”

 

Obs: O Sebastian Cosor produziu ainda uma segunda animação inspirada na obra, só que esse se passa em um inverno natalino. Ela pode ser vista AQUI

Fonte: Malomil

Comente pelo Facebook

Designer (gráfico e web), viciado em séries e em filmes, colecionador, rockeiro, torcedor do Tricolor Paulista...

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta