“De volta ao seu ninho, a criança sacode-se à semelhança de um lobo que deseja livrar-se das pulgas em seu pelo, asperindo o líquido a incomoda-lo em todas as direções. Sua caçada novamente rendera-lhe a monótona féria de todas as noites […]”

Criaturas é um livro de contos, 8 pra ser mais exato, tratando o gênero terror literário com o respeito merecido: sem reinvenções nem “adaptações para o público jovem (Vide Crepúsculo)”.

O livro, que em 2010 ganhou o Prêmio Otacílio de Azevedo na categoria reedição, trata o gênero de literatura de horror como ele deve ser tratado: Respeitando as origens de seus mitos e criando um novo universo, responsável por acolher essas criaturas sem “brilhos exagerados” , mantendo assim o principal e mais importante fator para aqueles que adquirem obras de terror: o medo.

Com inspirações nas mais variadas vertentes do horror e fantasia, que vão de Robert E. Howard, que criou o universo de Conan o Bárbaro, até o ícone mór do terror fantástico H. P. Lovercraft, que dispensa apresentações. O autor nos leva para os mais variados locais. De um barco na praia da Normandia na Segunda Guerra Mundial, mais precisamente no Dia D , até um necrotério escuro e gélido na cidade de Paris.

Como disse, a obra é dividida em 8 contos, contando com protagonistas zumbis, soldados, detetives, lobisomens e vampiros, e tem como foco principal a linha tênue que divide o humano do animal, o racional do irracional. Sempre nos lembrando que o romper dessa linha só depende de um passo em falso ou uma palavra mal dita. É notável o esforço do autor em tentar nos puxar pra dentro da história, seja com palavras, seja com descrições nos mínimos detalhes dos lugares/acontecimentos. O que sem dúvida é um ponto mais do que positivo, quando se trata de uma obra desse gênero, onde, o mínimo que se necessita pra se fazer valer esse título de “horror” é o grau de imersão que ela causa ao leitor.

Partindo pra área gráfica do livro, posso dizer que é sensacional. As páginas pretas no começo do livro e os desenhos existentes início de cada conto são um toque refinado no que o livro se propõe e servem como um adendo especial na composição final da obra.

O autor ainda conta com um projeto ousado, que se chama “Livros Grátis” e que tem como objetivo criar e-books com histórias de terror feitas por vários escritores, e disponibiliza-los online, de graça (mais óbvio impossível, não?). Uma ação parecida (Salvo o fato de colocar suas obras na licença Creative Commons) foi feita pelo escritor Paulo Coelho, que pediu para que seus leitores disponibilizassem suas obras on-line. A repercussão foi imensa, tanto que o maior site de torrents do mundo, o The Pirate Bay, teve a foto de Paulo Coelho estampada em sua home por alguns dias.  Abaixo um trecho escrito por Rochett, para anunciar a criação desse projeto:

“Depois de vagar por um ano na selva de letras que é o mercado editorial do Brasil, conhecer grandes autores da LitFan brasileira, editoras legais, leitores que se tornaram amigos decidi que deveria começar um projeto novo projeto.

Entendi que o grande lance da literatura é ser lido. Ser comprado, esgotar nas livrarias, é uma coisa que só o tempo e um trabalho gigantesco de divulgação pode conceder. Todavia, depois de dar uma volta numa livraria onde meu primeiro livro foi colocado a venda e descobrir que a obra está largada na última prateleira da ultima estante de uma seção, escondido, oculto à vista dos leitores me trouxe uma revelação importante.

Se os leitores não pegam meus livros, ou por não os encontrarem, ou por considerarem o preço elevado para uma obra de horror, vou disponibilizar um aqui, de graça. Isso mesmo, meu terceiro volume e outros que se adequarem ao formato serão disponibilizados nesse espaço, sob a licença de Creative Commons.”

Criatuas, de Rochett Tavares é um livro que tenta, e consegue, trazer de volta a tona um gênero tão esquecido no Brasil, o terror, e nos faz acreditar que poderemos sim desfrutar de mais obras do gênero, contando com o nome de um brasileiro na capa.

 

Blog do autor: http://rochetttavares.blogspot.com.br

 

Criaturas CapaCriaturas

Autor: Rochett Tavares

Editora: La Barca

ISBN: 9788562436055

Ano: 2011

Páginas: 220

compraCOMPRE AQUI:

Saraiva | Cultura 


 

Comente pelo Facebook

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta