Se já conhece os filmes e a HQ e quer saber só do novo Dias de Um Futuro Esquecido (que está sensacional), pule as próximas duas partes!!*

 


A FRANQUIA:

x-men trilogia original

Os X-Men são, talvez, a equipe mais famosa da Marvel, com muitos personagens, reviravoltas, linhas do tempo, furos e adaptações. A série no cinema, entretanto, não conseguiu trabalhar com todo esse Universo de uma forma coesa. A trilogia original, lançada entre 2000 e 2006, divide opiniões. Enquanto o primeiro é ainda bastante “experimental” e com uma trama bobinha, o segundo encorporou novos personagens e cenas de ação incríveis (como a clássica sequência do Noturno na Casa Branca), trazendo novos conceitos à série e explorando melhor protagonistas como a Mística e Tempestade. Não é a toa que X-Men 2 está entre os preferidos dos fãs.

x-men primeira classe

Mas com o terceiro filme X-Men: O Confronto Final, resolveram fazer uma salada mutante com uma história bem fraca e matando grandes heróis, além de deixar vários furos. Até hoje muitos não entendem como o Professor Xavier sobreviveu. Parecia o fim, mas conseguiram piorar. Os dois filmes do Wolverine ( X-Men Origens: Wolverine e Wolverine: Imortal) e que vieram na sequência tentam inovar, mas por tratar de passado e presente ao mesmo tempo, deixou a cronologia ainda mais complicada. Somente em 2011, com Primeira Classe, eles voltaram ao passado com Professor X e Magneto ainda jovens, todo um novo elenco apresentando como se conheceram e uniram os “primeiros” mutantes. O clima retrô, calmo, as referências à eventos da época e com belas atuações fez do filme um sucesso de crítica. Parecia que os X-Men finalmente encontraram “sua cara” no cinema. Mas mesmo assim, ficava a dúvida: é um reboot ou não é? Pois as coisas não se encaixavam! E o grande papel desta nova sequência, Dias de Um Futuro Esquecido, é justamente tentar unir o universo da trilogia original com a nova de Primeira Classe e, se não bastasse, aos filmes do Wolverine.

Leia o especial para ver se conseguiram ou não essa façanha ^^. E ficar mais por dentro da história que inspirou o filme.


A HQ:

x-men dias de um futuro esquecido hq quadrinhos

O arco Days of Future Past foi publicado em 1981 nas edições Uncanny X-Men #141 e #142, escrito pelo lendário Chris Claremont (que ficou à frente das histórias mutantes por 16 anos consecutivos) em parceria com John Byrne, que co-roteirizou e desenhou. A história mostra um futuro apocalíptico para os mutantes, em 2013, com os Sentinelas dominando a raça humana. Nessa realidade os mutantes são marcados com um “M”, mortos ou usados como ferramenta para atrair outros mutantes. Humanos que possuem o gene X também são eliminados ou proibidos de procriarem. Apenas os humanos “normais” conseguem levar uma vida de boa. Boa parte dos X-Men morreram, sobrando apenas Wolverine, Tempestade, Kitty, Colossus, Magneto e incluindo o casal Franklin Richards e Rachel Grey. Os demais foram mortos pelos robôs ou encontram-se em campos de concentração. Rachel, que é telepata, resolve mandar a mente de Kitty para o passado (já que nessa época era inexperiente e não possuía ainda travas telepáticas) para tentar acabar com o plano de Mística e sua Irmandade de Mutantes de matarem o Senador Kelly, que acabaria gerando uma onda de ódio mutante e na reativação dos Sentinelas.

Mesmo sendo curta, esse arco inovou em vários aspectos, tanto na viagem ao passado para mudar algo do futuro, quanto em incluir ótimos plots para a mitologia mutante: a relação entre Mística e Sina, a dúvida de Noturno sobre ela ser sua mãe ou não, o futuro quase que nazista e Rachel Grey, filha de Jean. Claro que tudo isso foi desenvolvido melhor mais tarde e aqui vemos até um calcanhar de Aquiles deste arco. Claremont é conhecido por seus infinitos textos, fazendo com que Dias de Um Futuro Esquecido não envelheça bem. É um pouco cansativo em certos momentos, com falas/pensamentos forçados e hoje em dia a idéia de viagem no tempo não é mais novidade. Mas não deixa de ser um marco na cronologia da série. Vale comentar que este arco foi lançado no Brasil já há algum tempo, em especiais ou em formatinho, e fica a esperança da Panini aproveitar o filme para relançar.


O FILME: X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido

x-men dias de um futuro esquecido poster

X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido pega a idéia da HQ original pra tentar unir os personagens do “presente/ futuro” (à trilogia original) com os personagens do passado, corrigindo as falhas da cronologia. No futuro do filme, bem mais apocalíptico que no quadrinhos, os Sentinelas são robôs mega-avançados com a característica de se adaptarem aos poderes dos mutantes. As máquinas aniquilaram quase que a raça humana inteira, com a Terra virando praticamente um campo nazista. Blink e sua equipe (Mancha Solar, Lince Negra, Apache, Bishop, Homem de Gelo e Colossus) são os sobreviventes, sempre fugindo dos inimigos com a nova técnica da Kitty em poder levar a mente de alguém à seu corpo dias antes e prever os passos dos Sentinelas.

Os X-Men mais velhos (Magneto, Professor X, Wolverine e Tempestade) encontram a equipe de Blink e bolam um plano de enviar alguém ao passado para tentar impedir Mística de matar Bolivar Trask, o criador dos robôs, pois despertaria o ódio mutante, além de ser capturada e utilizada como cobaia para a técnica de adaptação dos robôs do futuro. Essa parte é excelente por dar ênfase às escamas de Mística, que além de funcionarem esteticamente no cinema, acaba com os mimimis dos conservadores ^^.

Por ser um processo mais violento que voltar simples dois dias ou uma semana no passado, Wolverine é o escolhido por conseguir regenerar as células de seu cérebro enquanto faz a “viagem”. Algo também bem colocado no filme. No passado (uns 10 anos depois de Primeira Classe), Logan tenta convencer Charles, totalmente desanimado com o fechamento de sua Escola, a liberar Magneto da prisão e convencer Raven à não matar Trask. Junta-se a nova equipe o Fera, Mercúrio e outros mutantes passagem-rápida.

x-men dias de um futuro esquecido mística

Sem focar no diretor Bryan Singer ou na já cansada briguinha Marvel Vs Fox Vs Sony, o resultado do filme está incrível. Há toda uma nostalgia e fan-service para fans dos antigos filmes, começando pela abertura com a estrutura do DNA. Além de conseguir trazer toda a atmosfera de Primeira Classe, se passando quase que 80% no passado, com as ótimas atuações de James McAvoy (Professor do Passado),  Michael Fassbender (Magneto do Passado), Jennifer Lawrence (Mística) e os clássicos Ian McKellen e Patrick Stewart, o longa já valeria a pena. No entanto, há bem mais ação que no filme de 2011, lembrando o tão querido X-2. E Hugh Jackman já quase que se transformou no próprio Wolverine. Mesmo sendo o pivô de toda a trama, ele acaba se tornando um coadjuvante, deixando fluir para Magneto/ Mística. Nicholas Hoult como Fera também está muito bom, assim como Peter Dinklage no papel de Bolivar Trask, pena que o personagem não foi tão bem aprofundado. Halle Berry e Ellen Page infelizmente aparecem pouco.

Pra ser sincero, até a metade do filme eu estava gostando e achando o roteiro bem construído, mas ainda faltava um “q” de X-Men barra pesada. Eis que da cena do estádio pra frente, fiquei de boca aberta e me deu orgulho de ser um fan-mutante. Essa sequência está animal, uma das melhores coisas de herói que já aconteceu no cinema. Ela mescla o conflito no passado com o do futuro, com um desencadear trágico, tirando vários suspiros da platéia. Quando Magneto faz uma barreira pra defender o Professor , então, foi lindo! Chorei sangue!

Não posso deixar de comentar da sequência do Mercúrio, personagem tão criticado por sua roupa antes do lançamento, mas que foi muito bem interpretado por Evan Peters, dando um toque juvenil e cômico. Ele é o responsável por tirar Erik da prisão de segurança máxima numa “corrida” fenomenal. Tudo em slow-motion e trilha excelente, essa cena já é clássica. Só fico #chateado por Mercúrio aparecer tanto aqui quanto em Vingadores 2. Poderiam ter escolhido, por exemplo, o Estrela Polar, que também é super-veloz e ainda traz o plus de ser da Tropa Alfa e gay, diversificando ainda mais o elenco de personagens (e que também tem uma irmã, a Aurora).

x-men dias de um futuro esquecido mercúrio

Outro ponto positivo do filme e que também já é frequente em X-Men são as frases de efeito. São vários os momentos que há uma calmaria e alguém solta uma pérola, sempre uma metáfora ao preconceito. Destaco a cena em que Mística está na enfermaria e assisti uma notícia no jornal, sobre “se olhar no espelho e enxergar o monstro que se tornou/ é“.

Mas e a cronologia, conseguiu consertar? Eu diria que sim, uns 90%. Durante o filme temos vários flashbacks que remetem à trilogia original e ao Primeira Classe, fazendo com que todos ainda sejam válidos. Um ponto interessante é que se passa antes do Wolverine adquirir o Adamantium, e ele recorda e até comenta que ainda vai passar por algo trágico. O desfecho do filme acaba, como qualquer mudança de realidade, criando uma nova linha cronológica. Que vou comentar na parte de spoilers. E temos explicações sobre o porque do Professor X estar andando e Fera conseguir alterar de forma.

Se você não for um fan chato ou cata-piolho, vai conseguir curtir Dias de Um Futuro Esquecido e tentar enxergar um novo Universo Mutante, um reboot que não precisou de reboot. Com exceção de coisas que realmente não vai ter correção, como o próprio Singer já falou em entrevista, o principal das franquias foi corrigido. Fica a expectativa deles continuarem com a qualidade, sem cagarem mais nada.

x-men dias de um futuro esquecido bolivar trask

Como de praxe, vai rolar comparações com os Vingadores, com os filmes da Marvel e “Disney/ Marvel, comprem os X-Men”. São dois universos totalmente distintos, com temática e propósitos diferentes. Acho interessante os filmes da Marvel, mas nem todos são essa coca-cola toda, eles primam pela coesão de Universo. Os Vingadores, por exemplo, é muito mais válido por unir todos os personagens, trazer bastante ação e momentos engraçados que uma trama séria, inovadora. Ao contrário dos filmes do Capitão América, que já são melhor explorados e trazem vilões de verdade! Capitas 2 foi animal! Igualmente como este Dias de Um Futuro Esquecido, que acho ainda melhor.

Mesmo com Dias de Um Futuro Esquecido não possuir um vilão no nível do Caveira Vermelha, já que os Sentinelas são máquinas e não tem tanto carisma, impossível não olhar pro Magneto e ver o quanto do car@%$& ele é! Simplesmente rouba a cena e é um dos melhores vilões/heróis (depende do ponto de vista) de todos os tempos. Quando ele descobre da Mística e tenta capturá-la é demais.

Talvez um dos pontos negativos seja o excesso de personagens, que acaba prejudicando o desenvolvimento de cada um. Temos os famosos “mudinhos”, mutantes que não falam nada ou praticamente nada. A equipe da Blink, e os próprios Magneto, Professor X e Tempestade no futuro tem poucas falas. Não chega a incomodar, mas é algo sempre a melhorar e sempre presente nos filmes. Felizmente, não lembro de nenhuma cena gratuita, que tá lá pra encher linguiça, tudo é bem construído.

Em relação à estética dos novos poderes, posso dizer que estão excelentes. Bishop foi uma surpresa, seu dom de absorver energia foi bem utilizado, tanto que Tempestade o usa como condutor. Sua cena final é impressionante! Colosssus também ficou animal, protagonizando duas lutas com o desfecho incrível. Blink foi outra surpresa, mesmo com a peruca pink ela tem um poder muito bonito e que funcionou no cinema.


SPOILERS: SPOILERS: SPOILERS: SPOILERS: SPOILERS: SPOILERS:


Se você ainda não viu o filme ou não quer saber de certas surpresas, pare por aqui!

O filme trouxe vários pontos interessantes, tanto por fatos reais quanto fictícios. Magneto foi acusado de assassinar o presidente Kennedy, Wolverine lembra de William Stryker colocando o adamantium em seu corpo… Aliás, o Stryker, como mostra no final, foi um personagem presente em todo momento. Uma boa sacada, que pode ser usada em Wolverine 3.

Sabemos que Emma, Angel, Banshee e tantos outros que apareceram em Primeira Classe estão mortos. O que é lamentável, queria tanto ver a Emma mais uma vez ^^. Mas vai que, na verdade, ela está congelada e será ressucitada mais pra frente? Ou apenas fez a Psylocke e mudou de corpo ou transferiu a mente? Tudo é possível.

x-men apocalipse

Alías, todo mundo morre nessa bagaça. Mas mortes incríveis! Bishop explodindo, Colossus sendo partido no meio ou tendo a cara amassada, Homem de Gelo decapitado… E Tempestade num momento trágico e épico!

Jean Grey e Ciclope, como já era esperado, fazem uma aparição surpresa no final, com a Escola reformada e possivelmente a mesma de X-Men 1 ou 2. O Fera também está lá, assim como Kitty e Colossus dando aula juntos, o que pode indicar que finalmente eles formarão um casal. A Vampira também aparece, dessa vez com o Homem de Gelo, dando a entender que são namorados novamente. Ela, literalmente, só aparece virando uma esquina. Felizmente pra uns, infelizmente pra outros. Gosto de uma Vampira com atitude, seja do quadrinho, do desenho clássico ou até mesmo a gótica de X-Men Evolution, mas a de Anna Paquin não me convence…

A cena pós-crédito (que é pós-crédito mesmo, esperando tudo acabar pra exibir -_-) é, como já era esperado, do Apocalipse, mostrando ele no Antigo Egito sendo venerado por várias pessoas (gritando En Sabah Nur! En Sabah Nur!) e construindo magicamente uma pirâmide. No final dá um close em seu rosto, ainda azul, magrinho e humano.


FUTURO: Alerta de alguns spoilers, também!

Agora que as coisas estão relativamente acertadas, parece que a nova realidade “oficial” se passa depois dos eventos de Primeira Classe e Cia, de X-Men 1 e meados de X-Men 2, já que Jean e Ciclope ainda estão vivos. Assim descarta X-Men 3, ou não (vai que ele é o ultimate final de tudo?). Tendo a acreditar que a partir de X-Men 2 seguem duas realidades, uma mostrada em X-Men 3 e uma que pode ser construída a partir de agora.

x-force série filmeJá há bastante expectativa em relação à X-Men: Apocalipse, previsto para estrear em 2016. Singer comentou que quer trabalhar com versões mais jovens de Ciclope, Tempestade e Jean, o que nos leva a crer que a trama também vai acontecer no passado (o que to achando mais a “cara” da franquia, e que também deu mais certo), por volta da década de 1980. Além dos novos atores, abre espaço para inclusão de novos “plots de correção”. Como o Apocalipse vai aparecer, ainda é um mistério.

Vale lembrar que a história de Apocalipse nos quadrinhos envolve tecnologia avançada, viagem no tempo e o vilão Kang, o Conquistador. Outro ponto importante de sua história é a Era do Apocalipse, que trata de mais uma realidade alternativa (que a Fox deve descartar, acho) e os 4 Cavaleiros do Apocalipse, quando ele transforma alguns x-men em versões demoníacas de si mesmo, se inspirando no livro bíblico.

Estão rolando comentários sobre uma possível série da X-Force, conhecida nos quadrinhos por serem uma equipe mais “underground” que os X-Men. As possibilidades a partir de agora são enormes, eles podem focar na equipe antiga (do Cable com Mancha Solar, Apache, Dominó, Dinamite e cia.) ou na mais recente, e provável, do Wolverine com a Psylocke, X-23, Deadpool…

Caso o filme realmente passe na década de 1980, algo interessante a se fazer é trazer a Emma Frost de volta tentando recriar o Clube do Inferno, que é a cara dessa época. Outra possibilidade que gostaria muito de ver é uma série, ou até mesmo filme, de equipes como o Excalibur (que incluía Kitty e Noturno) que viajavam por realidades paralelas. Os Exilados, melhor ainda! Além de ter a própria Blink, tem Mímico e Morfo, e todos seus membros são de realidades paralelas (poderiam trazer de volta o Noturno, que seria da cronologia descartada – ou não). Essa equipe viajaria por realidades alternativas e poderia explorar o que foi ou não descartado dos filmes antigos. Incluiriam aqui, também, o Mojoverso!

exilados série filme

Sem contar na Saga da Fênix, Massacre de Mutantes, Ninhada, E e de Extinção, Complexo de Messias… Os X-Men são um poço de ideias, o que cria um Universo só dele, difícil de se encaixar em outros filmes como os Vingadores, por exemplo. Espero MUITO que a franquia só melhore de agora em diante.

*Posso estar no hype do filme ainda, mas ele está ótimo! Assistam, porque já escrevi demais!

 

nota 9,5 k

 

Comente pelo Facebook

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta