[ARTE DA VITRINE]: Thiago Chaves (@chavespapel)

Ontem no Twitter surgiu uma polêmica iniciada pelo HumberTêra e seu <ironia> vasto conhecimento nerd </ironia>, dizendo que  a geração que grita por Crepúsculo é a mesma que cresceu lendo e assistindo Harry Potter, ou seja, Harry Potter “produziu” os fãs de Crepúsculo. Não vou entrar no mérito de quem são os fãs de quem, coisa que o FiliPêra disse que fará em um post super completo que sairá em breve, mas vou entrar no mérito da qualidade dos filmes (não li os livros) e fazer comparações rápidas no melhor estilo revista VIP dos bons tempos, entre as duas séries.

Obs: obviamente várias pessoas já tiveram idéia parecida, então é natural que você encontre coisa similar pela web afora.

 

potter-crepusculo-316

1 – Autoras

Stephanie Meyer, uma americana nascida em 73, teve um sonho narrando a paixão de uma menina por um vampiro. Dessa idéia saiu a série Crepúsculo, que tem ao todo quatro livros e lhe rendeu um contrato de três anos com uma grande editora americana.

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, é inglesa, e começou a escrever as aventuras de Harry Potter em guardanapos enquanto estava na maior pindaíba da sua vida. Logo depois escreveu o primeiro livro da série Harry Potter – A Pedra Filosofal – em uma máquina de escrever velha.

  • a) Grana: J.K. Rowling tem uma fortuna estimada em 1 bilhão de dólares, o que a torna a mulher mais rica do Reino Unido. Não se sabe o quando de grana Meyer tem, mas creio que deve passar longe de 1 bilhão. (Ponto pra Harry) 
  • b) Vendagens: Harry Potter já vendeu mais de 400 milhões de cópias e obrigou o New York Times a criar uma lista  só pra ele, enquanto Crepúsculo não passa de 50 milhões. (Ponto pra Harry)
  • c) Páginas: Na média, Crepúsculo ganha, com 484 páginas por livro, enquanto Harry fica com 470, mas Rowling não deixa barato e escreve um livro de mais de 700 páginas (Ordem da Fênix), que crianças LERAM! (Ponto pra Potter)
  • d) Beleza: J.K. Rowling é feia pra caramba, enquanto é possível dar uns pegas em Meyer dependendo do nível etílico ou da necessidade física. (Ponto pra Crepúsculo)
  • e) Ponto fraco: Meyer escreve alguns dos piores e mais óbvios diálogos da história, enquanto Rowling plagiou Neil Gaiman e seus Livros da Magia (Neil disse que os dois tiveram a mesma inspiração, além da existência de um arquétipo de jovem feiticeiro na literatura, mas não caímos nesse papo de britânico). (Ponto para Harry Potter)

Veredito: Rowling ganha de Meyer, por 4 x 1!

 

fight

2 – A Trama

Crepúsculo é mais ou menos como um Romeu e Julieta adolescente, além de possuir metáforas batidas sobre virgindade. No segundo filme isso é uma referência clara. Isabella Swan é uma mortal que se apaixona por um vampiro, Edward Cullen. É isso! Tudo o mais é secundário, como a inclusão de lobisomens e outros clãs de vampiros. Eu não tenho certeza, mas creio que até o final os dois se casam, transam pra cacete e têm um filho…

Harry Potter é um guri que descobre ser filho de bruxos, e por isso mesmo é chamado para estudar em Hogwarts, a escola da magia. Entre flashbacks do seu misterioso passado e os seus estudos, Voldemort, o vilão da série e assassino dos pais do bruxo, começa a se recompor, para mata-lo!

  • a) Mitologia: Harry Potter tem uma mitologia única, com feitiços, as Casas de Hogwarts, e o assassinato de seus pais. Crepúsculo trata de destruir todas as mitologias possíveis, começando pela dos vampiros, que brilham como fadas, bebem sangue de animais e têm vergonha de si mesmos. Fora lobisomens sem camisa que se transformam quando ficam nervosos (Lua cheia? Pra que?). (2 pontos pra Harry Potter)
  • b) Narrativa: Harry Potter é recheado de ação, suspense, mortes, personagens interessantes e se sai bem no quesito fantasia, que é o seu alvo. Crepúsculo é meloso, com personagens emos e auto-destrutivos, que não respiram se estiverem longe um do outro. (Ponto pra Harry Potter)
  • c) Fãs: Harry Potter tem fãs de várias idades e inclusive é usado como material para escolas inglesas, fora que são organizados grandes encontros de fãs. Além disso, incentivou muitas crianças a ler e melhorou o desempenho escolar delas. Para as fãs de Crepúsculoum link (CORRÃOOOO). (2 pontos para Harry Potter)

Veredito: A trama de Harry Potter faz Crepúsculo parecer rascunho de livro de criança de oito anos que não ganhou a merenda. Mais cinco pontos pra Harry… já tá 8 x 1

 

harryvsfada

3 – Personagens

  • a) Heróis: Harry é um bruxo poderoso que aprende magias, comanda grupos de resistência na sua escola, luta contra a ditadura que está se instaurando no Ministério da Magia, dá uns pegas numa aluna, tem uma coruja, luta contra o maior vilão da Terra, volta no tempo, tem os pais assassinados, voa num carro e num grifo, luta contra um sem-número de monstros, além de ser um aluno brilhante. Edward Cullen não pode viver sem Bella, tem o poder de aparecer pra dar lições de moral nela através de visões… e brilha no sol, além de ter tendências suicidas. (3 pontos pra Harry Potter)
  • b) Vilões: Em Harry Potter existe Voldemort, um bruxo mega-poderoso que matou os pais de Harry e está voltando, fazendo meio mundo se cagar de medo. Fora isso ainda tem uma conspiração no Ministério da Magia, vilões que viram mocinho e vice-versa. Enquanto isso, Crepúsculo foi capaz de criar os piores vilões que existem, representados por três bebedores de sangue de gente. Eles não tem background e no fim se mostram inúteis. Ao final, uma imensa batalha é armada entre vampiros, lobisomens, Volturi e tudo o mais… mas tudo brocha. (Ponto pra Harry Potter)
  • c) Mulheres: Em Harry Potter existe Hermione, inteligente, linda e que não mede esforços para lutar pelo que considera certo. Em Crepúsculo temos Bella, que é gatinha, mas tem cara de limão, tenta se matar, pede pra ser mordida a cada 10 segundos e se apaixona por um cara que tem cara quadrada e brilha no sol. Ao menos ela descobriu que ele é vampiro, coisa que ninguém em Forks fez. (Ponto pra Harry Potter)
  • d) Coadjuvantes: Em Crepúsculo temos alguns coadjuvantes interessantes: os Volturi… os Volturi. É só! Os Cullen são bonecos de cera, e os lobisomens são moleques que ficam peludos quando estão nervosos. Em Harry Potter temos Dumbledore, Sirius Black, professores de magia, Comensais da Morte, a Murta que Geme… (Ponto pra Harry Potter)

Veredito: Nem o que comentar aqui. Mais quatro pontos pra Harry Potter, uma goleada de 14 x 1 até agora.

 

gatas

4 – Os Filmes

  • a) Diretores: Harry Potter começou mal, com Chris Columbus, que filmou algo perto de um teatro infantil. Com a chegada de Alfonso Cuarón (Filhos da Esperança e …E Sua Mãe Também), em O Prisioneiro de Azkaban a coisa melhora, e a série fica sombria. Os outros três foram bons – e dirigidos por Mike Newell (Donnie Brasco e O Homem da Máscara de Ferro) e David Yates, que dirigiu os dois últimos -, mas nada de outro universo, sendo o Cálice de Fogo o mais legal. Já Crepúsculo tem dois filmes que beiram o ridículo, o primeiro dirigido Catherine Hardwicke (que fez coisas boas, como Aos Treze e Lords of Dogtown) e o segundo foi dirigido por Chris Weitz, que é mais diretor que Catherine (ele dirigiu A Bússola Dourada). (Só por Alfonso ter dirigido Filhos da Esperança é ponto pra Harry Potter)
  • b) Atores: O cast de Harry Potter é mirim, e praticamente começou na série, escolhidos por sua aparência física… e mesmo assim atua melhor que os fracotes de Crepúsculo. Emma Watson atua melhor que Kristen, enquanto Rupert atua MUITO melhor que Taylor (Jacob). Bom, fora isso, Robert Cara-Quadrada atuou primeiro em Harry Potter, antes de partir pra Crepúsculo. Isso sem citar que Harry tem em seus filmes gente como Gary Oldman, Richard Harris… enquanto o máximo que Crepúsculo consegue (e não é pouca coisa) é Dakota Fanning e Bryce Dallas Howard. (Dois pontos pra Harry Potter)
  • c) Crítica: Harry Potter tem média 73 no MetaCritic, enquanto Crepúsculo amarga um 50. (Ponto pra Harry Potter)
  • d) Trilha Sonora: Só inclui esse item porque a trilha de Crepúsculo é realmente boa. [Mas quem fez a maioria das trilhas do Harry Potter foi, nada mais nada menos que, John Williams.] (Ponto pra Harry Potter)

Veredito: Mais três pontos fáceis pra Harry Potter, e nada pros dentuços… terminou com um massacre de 20 x 1.

Veredito final: Caso você não se enquadre no nicho menina apaixonada por garoto emo, chute Crepúsculo com todas as suas forças. Já Harry Potter é uma clássica jornada do herói, que você só deixará de lado se tiver problemas com magia… ou muitas crianças na tela (nos primeiros filmes).

 

Comente pelo Facebook

Guerrilheiro Ontológico conhecedor das técnicas filosóficas sofistas. Anarquista individualista sem nenhuma preocupação de mudar o mundo! Mago do Caos! Dissidente da Verdade pronto para dar nós em todos os cérebros! Libertário! Jornalista especializado em games, quadrinhos, ocultismo e mind hacks! @VozdoAlem

17 COMENTÁRIOS

  1. Adorei esse post!!
    É sem sentido algum dizer que fãs de Harry Potter são os mesmos de Crepúsculo!
    Eu cresci lendo HP e detesto com tds as letras esses vampiros. Crepúsculo é uma história manjada, chata, melosa e cansativa. Já HP não, tem dinâmica, cenários diferentes, personagens que marcaram… E FORAM 10 ANOS DE FILMES!!!
    Preciso falar mais?

  2. Filipe, o novo embate é Jogos Vorazes x Crepúsculo x Harry Potter, escreve um texto aí. rs
    (Pode-se pensar que o embate deveria ser Battle Royale x Jogos Vorazes, mas não é.)

  3. Sabe um filme que com apenas um longa ganha monstruosamente dessas duas séries bobas de filmes?
    Chama-se Crepúsculo dos Deuses!

  4. =
    “Neil disse que os dois tiveram a mesma inspiração, além da existência de um arquétipo de jovem feiticeiro na literatura, mas não caímos nesse papo de britânico”

    HUAUAHUHAAUHAUHAUHAUHUHA
    devo admitir que to chorando de rir aqui com o texto
    Mas concordo com a maior parte do que foi dito.

    Apesar de nem de perto ser fã e nem ter crescido lendo Harry Potter é uma série MUITO superior, nem tem o que discutir HAHA

  5. Acho que você não levou muito a sério esse post comparado com os outros. Você levou em conta coisas idiotas, como por exemplo o físico dos personagens, autora e etc (O que não tem nada a ver com enredo e qualidade da história). Mesmo gostando mais da saga Harry Potter, achei que realmente foi imaturo ao escrever grande parte dessa postagem levando em consideração coisas desnecessárias que foram colocadas.

  6. Ate entendo a opinião de vcs, kro amigos GABE e THIAGO CHAVES, apesar de gostar dos dois lados dessa comparaçao vamos ser sinceros HARRY POTTER nao precisa de muitos fatos pra ser o melhor toda e qualquer analise so vai dar HARRY POTTER.

  7. sim, em crepúsculo, as mina pira.
    em HP, nw é só as mina, nw é só os nerd, O POVO PIRA! SIM! O POVO PIRA!!!

  8. ADOREI IIIIIIIIIIIIIIIIIIII O MASSACRE HARRY POTTER É MUITO MELHOR MESMO ENSINA TUDO QUE DEVEMOS APRENDER TODOS TEM MUITO TALENTO E SÃO LINDOS TD DE BOM QUE VC PODE IMAGINAR AGORAcrepusuclo é uma bosta coisa besta o bestão la brilhando kkkkkkkkkkkkk AMEI O MASSACRE 20XI KK HARRY POTTER SEMPRE VAI VENCER!!!!!!!!

  9. É claro que prefiro Harry Potter, li todos os livros e assisti todos os filmes, sou apaixonado por essa saga desde criança, mas também gosto de Crepúsculo e discordo com algumas coisas que mencionou.

Deixe uma resposta