Continuando com o nosso especial, hoje teremos os melhores livros que lemos em 2015.

E aproveitando que o tema de hoje são livros e a ocasião é propícia. Aqui vai um agradecimento especial as nossas duas melhores editoras parcerias (Darkside Books e Aleph) que nos mimaram o ano passado inteiro com excelentes livros, e que travaram ao longo do ano uma batalha feroz para ver quem lançava um material mais caprichado que a outra. E ao nosso ver, deu empate essa disputa, eh! =P

Agradecemos também as nossas parcerias pontuais com as editoras: AVEC, Draco, Faro Editorial e Rocco.

[quote_box_center]Leia também: Melhores filmes que vimos em 2015Melhores séries que vimos em 2015![/quote_box_center]

Mas vamos então ao que interessa, as indicações com os melhores livros que lemos em 2015.

Participam dessa postagem: a nossa equipe da Mob (Giancarlo Silva, Filipe Siqueira, Beatriz Paz, Alessio Esteves e eu), Daniel Lopes e Alexandre Callari (Pipoca e Nanquim), Raquel Moritz (Pipoca Musical), Raphael Fernandes (Contraversão) e o Eder Alex (Cinema por Escrito).

Peguem seus óculos e boa leitura!


STAR WARS – KENOBI (John Jackson Miller/ Aleph)

Por: Alessio Esteves

kenobi

Os primeiros dias de Obi-Wan Kenobi em Tatooine são contados em um livro que mistura Star Wars com velho oeste. O jedi faz de tudo para cuidar do Luke e ficar anônimo, mas falha miseravelmente temos uma baita treta envolvendo fazendeiros e o famigerado Povo da Areia.

O livro não é canônico e faz parte da série “Legends”, mas é uma baita leitura!

compraCOMPRE AQUI:

Amazon (menor preço) |Submarino |  Americanas | Saraiva

setas
OS SENHORES DOS DINOSSAUROS (Victor Milán/ Darkside Books)

Por: Alexandre Callari (Pipoca e Nanquim)

o-senhores-de-dinossauros-banner

Foi um livro que tive o prazer de traduzir e que se revelou uma grata surpresa. Há tempos não via uma construção de mundo tão bem feita. Para fãs de fantasia épica e de dinossauros, é uma leitura imperdível que vai deixá-lo com água na boca esperando o próximo volume. Leitura ágil, inteligente e adulta.

compraCOMPRE AQUI:

Amazon (menor preço) | Submarino | Americanas | Saraiva

setas

CAPA-AmaldiçoadoAMALDIÇOADO (Joe Hill/ Arqueiro)

Por: Beatriz Paz

O livro em si saiu na terra do Obama em 2010, mas como só chegou nas terras de Dilma em 2015 eu burlei o sistema e o adicionei na lista. Fiz uma resenha sobre o filme (Horns), mas, como todo mundo bem sabe, o livro é mais completo. Na obra de Joe Hill você tem uma visão aprimorada dos poderes de Iggy e de acontecimentos não citados na obra. É um livro de humor negro, divertido e com uma premissa interessante. Afinal quão ruim deve ser virar Satã?

COMPRE AQUI: Amazon | Americanas | Submarino | Saraiva


setas

grifodeabderaO GRIFO DE ABDERA (Lourenço Mutarelli/ Cia das Letras )

Por: Daniel Lopes (Pipoca e Nanquim)

Já fazia um tempo (quase cinco anos) que o Lourenço Mutarelli não publicava um romance novo e  O Gifro de Abdera explica esse hiato com sua profundidade. Nele, o versátil escritor exorciza alguns dos seus demônios (inclusive aqueles envolvendo os quadrinhos) e discute o conceito de identidade, de persona. É fácil um dos seus melhores trabalhos. Para nosso deleite, tem um gibi de 80 e poucas páginas no meio.

COMPRE AQUI: Amazon | Americanas | Submarino | Saraiva


setas

stonerSTONER (John Edward Williams)

Por: Eder Alex (Cinema por Escrito)

Este é o grande achado literário do ano. Stoner, livro que foi escrito por John Edward Williams em 1965, inexplicavelmente caiu no esquecimento na época de sua publicação e foi redescoberto só agora, com novas reedições e muito sucesso em vários países. Trata-se de uma narrativa grandiosa sobre uma pessoa comum, um cara medíocre que nasceu no campo e, através do amor pela literatura, acabou mudando o seu destino. É um livro sobre paixão e angústia, frustração e desesperança. É aquele tipo de leitura que te deixa com um nó na garganta depois de fechar o livro.

COMPRE AQUI: Amazon


setas


GRAÇA INFINITA (David Foster Wallace/ Cia das Letras)

Por: Filipe Siqueira

gracainfinita

Um catatau de mais de mil páginas chegando ao nosso mercado com ares de clássico quase 20 anos depois do lançamento nos Estados Unidos pode ser algo aparentemente com pouca relevância, mas estamos falando de David Foster Wallace e sua obra-prima – a obra-prima de toda uma geração.

É complicado falar sobre o gigantismo absoluto desse livro em poucas linhas. A ideia de Wallace foi resumir o que entendemos sobre Visão de Mundo. Como ele acredita que funciona a nossa sociedade, especialmente os nossos vícios, o nosso entretenimento e nossas relações políticas, e como esses três tópicos interagem. O grande lance é que o autor é (era né, ele se matou em 2008) um filósofo enciclopédico, com uma mente aparentemente, e com uma habilidade narrativa poucas vezes comparada.

O livro segue três núcleos: uma clínica de recuperação com tipos desajustados, uma academia de tênis fundada por um cineasta genial que pode ter feito um filme tão bom, mas tão bom e hipnótico que quem quer coloque os olhos nele fica obcecado e o assiste até morrer de inanição. E finalmente o terceiro núcleo: um grupo de terroristas de cadeiras rodas que quer colocar as mãos na fita para usá-la como arma terrorista e forçar o governo da América do Norte (no livro, que se passa em um futuro próximo, EUA, Canadá e México se juntaram em uma federação só).

Junte a isso uma linguagem única, cheia de frases longas, hiperlinks e notas de rodapé, além de dezenas de vozes narrativas diferenciadas e você realmente saberá estar diante de um clássico. Leia e se torne uma pessoa melhor.

compraCOMPRE AQUI:

Amazon (menor preço)  | Submarino |  Americanas | Saraiva


setas

o-planeta-dos-macacosO PLANETA DOS MACACOS (Pierre Boulle / Aleph)

Por: Giancarlo Silva

Em 2015 tive a grande oportunidade de finalmente conhecer esta grande obra da ficção científica. O Planeta dos Macacos é um dos grandes alicerces do sci fi, que originou sucessos Hollywoodianos que marcaram a cultura pop.

Há muito tempo um livro não me fazia realmente viajar e explorar com a minha mente um universo tão exótico, cheio de particularidades, com personagens e situações tão marcantes e cativantes. Se quiser saber mais sobre este livro e sobre o que eu achei dele, não deixe de conferir a minha resenha!

compraCOMPRE AQUI:

Amazon (menor preço) | Submarino | Americanas | Saraiva 


setas

capa-edex-72E DE EXTERMÍNIO (Cirilo S. Lemos/ Draco)

Por: Raphael Fernandes (Contraversão)

Totalmente antiético indicar um livro de sua editora pros melhores do ano. A verdade é que o livro é tão bom que fui incapaz de indicar outro. Sabe aquele tipo de leitura que te prende e você só consegue sair depois que termina? E ainda fiquei uns dias pensando em como o Cirilo S. Lemos poderia transformar isso em um quadrinho animal.

compraCOMPRE AQUI:

 Amazon (menor preço) | Saraiva


setas
GOLEM E O GÊNIO (Helene Wecker/ Darkside Books)

Por: Raquel Moritz (Pipoca Musical)

Certamente um dos livros mais deliciosos que já li em toda a minha vida. Golem e o Gênio é uma fábula delicada, mágica, com personagens marcantes e uma história maravilhosamente bem amarrada. Um livro que nos mostra como duas culturas tão distintas podem existir juntas, se respeitando e se completando.

[quote_box_center]Obs:  A Raquel fez um vídeo com os ‘Os melhores livros lidos em 2015’. que inclui Golem e o Gênio. Assiste aqui![/quote_box_center]

compraCOMPRE AQUI:

Amazon | Submarino |  Americanas | Saraiva


setas

De Volta Para o Futuro: We Don’t Need Roads (Caseen Gaines/ Darkside Books)

Por: Thiago Chaves

de-volta-para-o-futuro-darkside-books-bastidores-02

Como não poderia deixar de ser, o meu preferido no ano foi o livro oficial sobre os bastidores da maior e mais legal trilogia dos cinemas de todos os tempos, De Volta para o Futuro, lançado pela Darkside Books do autor Caseen Gaines.

[quote_box_center]Ouça: Mobcast #12: De Volta Para o Futuro (ou para hoje)[/quote_box_center]

De Volta Para o Futuro: We Don’t Need Roads foi lançado justamente no dia 21 de outubro de 2015, vulgo, o dia que Marty Mcfly e Dr. Brown viajaram no tempo para o futuro (passado agora), e que traz inúmeras curiosidades sobre a produção da Trilogia, muito mais aprofundadas das que já conhecíamos graças a internet.

Eu diria que é mais do que obrigatório pra qualquer leitor viajante do tempo.

compraCOMPRE AQUI:

Amazon (menor preço) | Submarino |  Americanas | Saraiva


Esses foram os nossos destaques – lembrando que cada um só podia indicar um -. Então, claro que MUITOS livros ficaram de fora da nossa postagem. O que não impede de vocês nos ajudarem ai nos comentários. Qual livro tivemos a ousadia de deixar de fora?!

Obs: Amanhã sai a última parte do nosso especial, com os melhores quadrinhos que lemos em 2015,

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Thiago Chaves
Load More In Destaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também!

Um quadrinho obrigatório: BLACK HOLE, de Charles Burns | Pipoca e Nanquim #269

Black Hole, lançamento da editora Darkside Books, foi publicada originalmente, nos Estados…