vampiros_colecaosobrenatural1

Houve um período da minha adolescência em que eu adorava vampiros e quase tudo relacionado a esses seres fantásticos, influenciado pela valentia de Wesley Snipes em Blade, pela eloquência de Brad Pitt em Entrevista com o Vampiro, pelo Mundo das Trevas dos RPGs da White Wolf (embora eu nunca tenha aprendido a jogar essa joça direito) e por muitos outros ícones desse pedacinho de cultura pop.

O tempo foi passando e outros interesses da ficção surgiram na minha vida de nerd, e eu acabei gradativamente deixando os sanguessugas sobrenaturais de lado. O recente advento de versões adolescentes purpurinadas só contribuíram pra que eu – e muita gente, com certeza – simplesmente esquecesse os vampiros, cujo lugar na minha preferência acabou sendo ocupado por outros seres mais… como direi… putrefatos.

Anos depois me surge a oportunidade de voltar a absorver histórias que trazem os vampiros como eles eram nos bons e velhos tempos: astutos e sagazes predadores, tão ferozes quanto enigmáticos, a espreita por uma jugular fresca enquanto se infiltram em nossa sociedade. A AVEC Editora lançou recentemente o primeiro volume de sua nova Coleção Sobrenatural, composta por 10 contos que trazem os vampiros como tema central.

Coleção Sobrenatural Vol. 01: Vampiros já me despertou interesse logo no prefácio: de autoria do escritor conhecido como Lord A., o texto introdutório deste livro nos dá uma pequena e fascinante aula sobre a cultura e a mitologia dos vampiros e sua influência na cultura pop: d’A Rainha dos Condenados a True Blood; de Vampiro: A Máscara a The Vampire Diaries*; do Drácula de Bram Stoker à Hora do Espanto. Cada linha que eu lia me dava mais confiança e certeza de que os responsáveis pela criação deste volume realmente sabem do que estão falando. E foi assim que mergulhei de cabeça em cada um dos sombrios universos que o livro estava prestes a me oferecer.

Os contos – todos escritos por autores brasileiros – transbordam criatividade, sempre trazendo muito mais do que o consagrado estereótipo mas sem deixar de lado suas raízes. O livro traz de tudo, desde a clássica caçada a um serial killer que não é o que aparenta ser (Olho por Olho, por Nazarethe Fonseca), passando por um thriller envolvendo tempestades de sanguinolência e areia (Sangue e Poeira, por Fred Furtado), o fascínio de uma imortal por uma das mais sublimes manifestações artísticas dos humanos (A Fonte da Donzela, por Carlos Patati), um exemplo da clássica frase de Mark Rein-Hagen “seja bom apesar de si” (O Vampiro Cristão, por Duda Falcão) e uma amostra de como a morte pode ser tão deslumbrante quanto macabra (O Orquidófilo, por Simone Sauaressig), apenas para citar as histórias que mais me fascinaram!

Mas não se engane só porque eu citei alguns poucos exemplos no parágrafo acima: todos os 10 contos impressionam pela inventividade e capacidade de inovar sobre as fórmulas e conceitos estabelecidos por Bram Stoker, Anne Rice, o já citado Rein-Hagen e tantos outros autores clássicos, ao mesmo tempo que dão a suas criações uma identidade e personalidade únicas, mesclando-as à cultura e à identidade brasileiras: você vai se surpreender com o que pode acontecer se não tomar cuidado com aquele moço estranho e galante enquanto se diverte no chiado da chinela e no compasso da zabumba (Anunciação, por Ju Lund)!

Cada conto era uma surpresa incrível pra mim, que apesar de gostar de vampiros em minha adolescência, não conhecia nada muito diferente da clássica interpretação de Bela Lugosi, dos jogos de intrigas e poder de Vampiro: A Máscara ou do emblemático arqui-vilão de Castlevania. Após ter tido a oportunidade de apreciar esta obra, tenho certeza que muitos dos que também são fascinados pelos vampiros descobrirão uma nova e enebriante visão sobre essas criaturas fantásticas, nascidas de dez mentes competentes e talentosas.

Com o perdão pelo trocadilho, Coleção Sobrenatural Vol. 01: Vampiros era o sangue novo que a ficção vampírica precisava. Recomendo fortemente para todos aqueles que amam a noite e as criaturas que nela se abrigam.

vampiros_colecaosobrenatural1Coleção Sobrenatural Vol. 01: Vampiros

Autores: Lord A, Giulia Moon, Fred Furtado, Simone Saueressig, Duda Falcão, Nazarethe Fonseca, Alexandre Cabral, Ju Lund, Carlos Patati, Carlos Bacci, Marcelo Del Debbio

ISBN: 978-85-67901-06-0

Páginas: 212

Editora: AVEC Editora

Preço de capa: Digital (R$14,90); impresso (R$29,90).

Compre aqui:

Digital – ePub: Amazon

Impresso: Avec Store


* – O prefácio desse livro acabou me deixando interessado por The Vampire Diaries. Será que os livros são melhores do que aquela série insossa da Warner?


Comente pelo Facebook

Analista de Sistemas, desenvolvedor e webdesigner freelancer. Sou viciado em videogames, amo literatura, sinto saudades de quando desenhava quadrinhos e os ensinamentos de Ben Parker formaram o meu caráter.

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta