ronaldinho_bendis

Veja as coincidências da vida de ambos

Surgido no cenário underground dos quadrinhos, Brian Michael Bendis estourou nos anos 90, com obras como Fire, Jinx, A.K.A. Goldfish, todas com um tom mais urbano, falando sobre crimes e com diálogos saídos diretamente de livros, filmes e seriados noir.

Ronaldinho Gaúcho surgiu em 1998, no Grêmio, durante a disputa da Copa Libertadores, acabando por conquistar a torcida e chamando a atenção de outros clubes graças ao seu carisma e enorme habilidade com a bola.

Tais HQs chamaram a atenção da Image Comics, que o contratou para escrever Sam and Twitch e Hellspawn. Mas foi com Powers que o escritor conquistou fãs e a crítica especializada, reciclando o gênero policial e ainda misturando com supers. A Marvel Comics logo o contratou e o escritor saiu um pouco brigado da editora de Todd McFarlane.

powers-tv-show_834
Powers

Enquanto isso, no mundo do futebol, Ronaldinho foi o grande destaque do time na conquista do Gauchão de 1999 em cima do Internacional, chamando a atenção do Paris Saint-Germain. Após algumas brigas e feridas que ficaram e nunca cicatrizaram, o jogador vai para a França.

O escritor careca chega na Marvel e ajuda na criação do Universo Ultimate, recontando a origem do Homem-Aranha para o novo século. Além disso, ele chegou com tudo no Demolidor, criou a série Alias e em 2004 levou Powers para a Casa das Ideias. Este período é reconhecidamente o melhor do escritor, quando ganhou em 2002 e 2003 o Eisner de Melhor Escritor (o Oscar dos quadrinhos).

ronaldinhoDe 2001 a 2003, Ronaldinho teve alguns problemas na Cidade do Amor, com o então treinador Luis Fernandez, mas conquistou a Copa do Mundo de 2002 pelo Brasil e ficou entre os 11 melhores no time dos sonhos do torneio. Em 2003 ele foi para o Barcelona e ajudou o time a ficar em segundo lugar no campeonato espanhol.

Bendis assumiu o título dos Vingadores somente para acabar com o time e dar origem aos Novos Vingadores, sucesso estrondoso de crítica e vendas, no qual o escritor reformulou toda a equipe colocando heróis populares junto com outros, novatos. O escritor vivia o auge.

O craque dentuço do Barcelona fez o mundo do futebol se ajoelhar perante ele na temporada 2004–2005/2005–2006 quando foi eleito o melhor jogador do mundo e ajudou o time catalão a conquistar todos os títulos possíveis. Ronaldinho também levou diversos troféus individuais, graças ao seu assombroso talento demonstrado.

Os anos de 2005–2007 foram com Bendis apenas administrando o que ele já vinha fazendo, com New Avengers e Ultimate Spider-Man, além de escrever, durante este período, Dinastia M, trazendo as mega sagas de volta aos quadrinhos, outro marco. Enquanto isso fez alguns gibis menores, como Ultimate X-Men, dentre outros.

ronaldinho3Após conquistar o possível e o impossível, Ronaldinho caiu de produção, sofrendo lesões e não conseguindo repetir as suas atuações de antigamente. Depois do fiasco do “Quadrado Mágico” na Copa de 2006, seu período no Barcelona chega ao fim em 2008, quando ele se muda para Milão, a fim de jogar no principal clube da cidade, o Milan.

No mesmo ano de 2008, Bendis atinge o ponto mais baixo da sua carreira até então, quando escreveu a saga Invasão Secreta, uma história que prometeu muito e entregou praticamente nada.

Ronaldinho estreia no Milan mostrando lampejos do craque que sempre foi, mas que estava cada vez mais difícil de ver. Com o fraco time rossonero, ele acaba tornando-se o destaque do elenco, resolvendo clássicos contra a Inter e Juventus, além de fazer um hat-trick contra o Siena em 2010. Mas volta a jogar mal e pede pra sair da Itália, indo para o… Flamengo.

Após ficar desacreditado graças ao fracasso de Invasão Secreta, Bendis dá a volta por cima em Vingadores Sombrios, Mulher Aranha e O Cerco mostrando lampejos do incrível escritor que sempre foi, mas que estava cada vez mais difícil de ver. Ao mesmo tempo, porém ele escrevia algumas bobagens como Ultimate Power e Ultimate Origins.

daveng03
Vingadores Sombrios

Entre 2011 e 2012, Ronaldinho foi curtir a vida no Rio de Janeiro tentando conciliar as suas festas e vida social com jogar bola no Flamengo. O craque mostrou que ainda entendia do riscado no jogo entre seu time contra o Santos na Vila Belmiro, quando os rubro-negros saíram perdendo por 3×0 e ele ajudou o time a ganhar o jogo por 5×4 marcando três gols. Mas em outras partidas ele sumia completamente. No primeiro semestre de 2012 o jogador sai brigado do clube, entrando na justiça pelo FGTS e jogando um futebol triste.

Durante o mesmo período, Bendis ajudou a relançar o título dos Vingadores e deu continuidade com os Novos Vingadores e o Aranha Ultimate. Embora conseguisse manter o alto nível nas histórias de Peter Parker e Miles Morales, claramente o escritor não tinha mais tanta história para contar com os dois títulos dos Vingadores, alternando bons momentos com tristes e ridículos (com direito a um time de Vingadores de 1959 e Kraven cavalgando uma baleia voadora). Ele também ajudou a escrever Vingadores vs X-Men e cometeu a atrocidade conhecida como Era de Ultron.

ronaldinho2Saindo sem moral e com imprensa e torcedores não acreditando mais em seu futebol, Ronaldinho foi para o Atlético Mineiro e lá voltou a ser o R10 de antigamente, ajudando o clube mineiro a conquistar a Libertadores, fato inédito na história da equipe. Também voltou a conquistar títulos individuais, como craque do Brasileirão de 2012, Bola de Ouro da Placar, Melhor Jogador da América e da Copa Libertadores da América em 2013. Os bons tempos voltaram.

Precisando de novos ares, Bendis se muda para a linha mutante e começa a escrever All-new X-Men e Uncanny X-Men. Também ajuda a relançar o título dos Guardiões da Galáxia, arrancando elogios da crítica em seus novos títulos. Os bons tempos voltaram.

200 (1)Em 2014, o Atlético Mineiro dispensa R10 após o jogador abusar de festas e voltar a jogar um futebol medíocre. Ele acaba indo pro Querétaro do México e ajuda o clube a conquistar o vice-campeonato, mas jogando abaixo da média e gerando o descontentamento dos fãs e críticos.

Em 2014–2015, Bendis continua nos títulos mutantes e nos Guardiões, onde reconhecidamente ele perdeu a mão nos mutantes após os eventos da Batalha do Átomo, voltando a escrever gibis abaixo da média e gerando o descontentamento dos fãs e críticos.

Em 2015, Ronaldinho foi pro Fluminense e todos sabem o que aconteceu.

Em 2015, Bendis começou a escrever Invincible Iron Man e vai relançar os títulos dos Guardiões da Galáxia e de Miles Morales.

Será que esses três títulos serão o Fluminense na vida do escritor? Quem viver verá.

Concorda? Discorda? Quer me xingar? Sem problemas, faça isso nos comentários. Aproveite e me siga no Twitter (@matheuslaneri). Estarei esperando por você.

Comente pelo Facebook

Amante do dibre.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta