Olá lindos leitores da tia!

Hoje não vai ter resenha de livro de sexo, livro do anticristo ou de distopias com adolescentes violentos e com mania de grandeza, hoje é dia de saber mais sobre a vida de Stephanie Pena, mais conhecida na internet como Kippery!

Mas quem é essa tal de Kippery? Você vai ficar sabendo mais sobre essa garota de cabelos coloridos de 19 anos, que se diz secretamente ser uma sereia, logo abaixo na entrevista que essa querida me concedeu. Kippery faz parte de uma nova leva de artistas que surgiu graças à tecnologia. Ela é uma artista digital.

Todo mundo já perdeu horas no paint brush desenhando casinhas, arbustos ou fazendo arte abstrata. Com o surgimento dos programas de arte e desgin e tablets a coisa deu um salto e a arte tradicional do lápis e papel, foi melhorada por retoques digitais.

A coisa pegou e uma bazilhão de gente começou a se enfiar nesse caminho digitalmente artístico, Kippery foi uma delas e hoje ela vai falar a respeito da arte tradicional, digital e claro, um pouco de sua história.

1 – Introdução! Nos conte um pouquinho sobre você!

Olá, eu sou a Kippery. Sou atualmente uma estudante do segundo ano na Escola de Artes Visuais e estudo ilustração. Eu gosto de chá, sorvete, lazers, gatos, montanhas russas e desenhar.

2 – Quando você ficou interessada em arte? Como isso aconteceu?

Acho que é um tipo de clichê, mas eu sou interessada em arte desde o momento em que eu podia segurar um lápis. Minha mãe me disse que as babás me adoravam porque eu ficava desenhando num canto por horas.

3 – E como você começou a fazer arte digital

Eu comecei com 15-16 anos de idade talvez? Eu ganhei um tablet de aniversário. Era uma coisa que eu queria muito na época e muitos dos meus artistas favoritos tinham. Além do mais, salvou muitas árvores porque eu usava toneladas de papel.

4 – Você acha que a arte digital e a tradicional se completam ou que existe uma rivalidade entre as duas vertentes?

Acho que em certo ponto arte digital e arte tradicional caminham de mãos dadas. Eu percebi uma tendência atual de artistas usarem o photoshop para dar umas melhoradas ou até arrumar desenhos feitos no papel. Eu acho que ajuda muito!

5 – Trilhar o caminho da arte não é fácil, o que te faz continuar?

Arte pode ser uma coisa difícil. As vezes eu fico um tempo sem desenhar, o máximo que eu consegui foi uma semana. É um pouco complicado fazer isso agora porque tenho muitos trabalhos da faculdade pra entregar quase diariamente. Eu procuro por coisas que me inspirem para futuros projetos como olhar imagens legais na internet, alguma coisa que me anime e me motive.

6 – Você já encontrou alguém usando seus trabalhos sem te dar o devido crédito ainda mais hoje com o compartilhamento alucinado da internet?

Ah sim, isso já aconteceu antes. Muitas vezes pra falar a verdade, mas eu cuidei da situação bem até agora. Eu dou um jeito de dizer que todas as ilustrações são minhas.

7 – Todo o artista tem suas influências de traço na hora de desenhar, quais são as suas?

Bom, os poucos que eu posso dizer de cabeça agora são: Charles Dana Gibson, Gustav Klimt, Gustave Dore, Edward Gorey, Travis Louie (Que é meu professor de desenho, ele é legall), Shaun Tan, John Singer Sargent, e muitos mais. É uma lista longa.

8 – Arte foi sua escolha de profissão logo de cara ou teve alguma outra? Se sim, o que te fez mudar pra arte?

Eu sempre quis fazer arte. Sou teimosa assim. Eu costumava implorar por meu pai me levar pra escola de arte, mas se eu não tivesse escolhido essa profissão acho que eu faria alguma coisa no campo médico. Talvez estudar pra virar cirurgiã ou coisa do tipo.

9.Você acha que existe algum tipo de preconceito dos artistas tradicionais com os digitais e vice versa? Isso já aconteceu com você? Se sim, nos diga como foi.

Eu acho que uma coisa dessas não existe, esse preconceito entre tradicional e digital. Quer dizer, eu nunca vi nenhuma coisa do tipo. Claro que são diferentes vertentes, um faz mais bagunça que o outro mas eu acho que ninguém tem o direito de julgar como o outro produz arte.

10 – Miles e Valora são uns dos seus personagens mais famosos, você tem planos de criar um webcomic deles?

Não acho que terá um webcomic ou qualquer outra coisa do tipo com os dois infelizmente. Eu quero resolver minhas coisas da escola antes de entrar de cabeça num projeto como esse. Leva muito tempo, paciência e dedicação, e quando eu tiver a chance de fazer, quero fazer uma coisa incrível.

11 – Você tem algum conselho para quem quer começar a fazer arte digital? Algum conselho sobre o melhor tablet pra se compar, a técnica de desenho mais apropriada?

Meu conselho para aqueles que querem começar arte digital é sempre praticar. Demorei anos para me acostumar a desenhar num tablet portanto, não desistam! Pratiquem, pratiquem, pratiquem! Também, procurem um programa de arte apropriado para você desenhar. Photoshop pode não funcionar muito bem para algumas pessoas então você pode tentar o Painter X, OpenCanvas, etc. Veja o que funciona com você.

Agora quanto aos tablets: eu tenho 3 até agora. Intuos 3, uma caneta e um Tablet Bamboo e o tão aclamado Cintiq. De todos esses eu definitivamente não gosto do Cintiq. Não sei porque, eu não curto a sensação de desenhar nele ou sei lá o que. No entanto, eu sei uma porrada de artistas que preferem o Cintiq porque você desenhar na tela dele (o que deixa o processo de desenhar mais natural), mas pra mim eu acho horrível. Eu prefiro muito mais o tablet Bamboo com seus milhões de botões sem importância. Então, depende muito no fato de qual tablet você se adapta melhor, eu sugiro dar uma olhada no site da Wacom ou visitar lugares que vendam tablets e dar uma perguntada pros vendedores.

Se você ficou curioso para dar uma olhada nos trabalhos da Kippery, acesse os links abaixo, outra coisa, Stephanie também faz desenho para tatuagens, mande um email para kipperee@gmail.com. Ela também permite que suas ilustrações possam ser tatuadas, só peça permissão e mande uma foto depois, todo mundo gosta de ter o trabalho apreciado.

Tumblr: http://kippery.tumblr.com/
Deviantart: http://kippery.deviantart.com/gallery/

Se você ficou interessado em conferir os tablets acesse : http://www.wacom.com/globalsites.aspx

Comente pelo Facebook

ARTIGOS SEMELHANTES

4 COMENTÁRIOS

  1. =

    POis é…cada dia fico mais deprimido
    sempre que do uma olhadinha no deviantArt
    acabo encontrando algum desenhista demoníaco >_>

    UHAHUAHUA mas sim sim….ela é muito boa =D

    E gostei da intrevista tbm

Deixe uma resposta