21festcomix

A 21ª Fest Comix traz quadrinistas nacionais e internacionais: Nobuhiro Watsuki, Steve Englehart, Bernad Chang, Salvador Sanz e o brasileiros, Mike Deodato, Jackson Hebert, Roberto Quintanilha, Ivan Reis, Eddy Barrows, dentre outros . Esta edição abre espaço para o mercado independente e para o universo feminino.

Nos dias 17, 18 e 19 de julho, a 21ª Fest Comix celebra 15 anos de existência e reúne o universo dos quadrinhos e mangás no maior evento da Nona Arte no Brasil. A edição de aniversário traz ícones internacionais e nacionais que participarão de lançamentos, workshops, palestras e debates.

A edição abre novos espaços exclusivos para a produção independentes e para o universo feminino. Além das áreas Mundo dos Super-Heróis, CAFA , Minas Nerds e Fest Cosplay. Tudo isso e muito mais estará no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Antigo Centro de Convenções Imigrantes).


 

NobuhiroWatsukiBrasil
Nobuhiro Watsuki

A Fest Comix em parceria com a Fundação Japão traz o mangaká Nobuhiro Watsuki para alegria dos seus fãs. Ele é criador do Rurouni Kenshin, mais conhecido no Brasil como Samurai X. Também desenhou Renkin e Embalming-Another Tale of Frankenstein. Ainda no time dos estrangeiros, temos o americano Steve Englehart, que se consagrou por seus trabalhos em Vingadores, Capitão América, Lanterna Verde, Batman e Defensores. Ele também foi o criador do Senhor das Estrelas, personagem principal do filme Guardiões da Galáxia.

Bernard Chang
Bernard Chang

Outro convidado internacional é o desenhista americano Bernard Chang, que atualmente trabalha nas histórias do Batman do Futuro. Chang teve passagens marcantes nas revistas da Tropa dos Lanternas Verdes e Mulher Maravilha, dentre outras. Também chega no Brasil o argentino Salvador Sanz, que além de quadrinista famoso, trabalha com animações para o cinema, e realizou o longametragem Mercano, o marciano e os curtas El Inivisor e Gorgonas, este último premiado como melhor curta-metragem de animação na COMICON 2006). Todos participarão de palestras e sessão de autógrafos.

Steve Englehart
Steve Englehart

A programação também oferece um time seleto de artistas brasileiros que conquistaram o mercado americano dentre eles o desenhista paraibano Mike Deodato Jr (Vingadores, HomemAranha), Eddy Barrows (Superman, Asa Noturna) Ivan Reis e Joe Prado (Aquaman, Ligada Justiça) Jackson Hebert (Kirby Genesis, Terra II: Fim do Mundo), Rod Reis (Jovens Titãs, Aquaman) e Marcelo Maiolo (Arqueiro Verde, Tropa dos Lanternas Verdes), entre muitos outros nomes dos quadrinhos. [Confira todos aqui]

Em 2001, quando os proprietários da Comix Book Shop criaram a Fest Comix, não imaginavam que se tornaria a maior e mais tradicional feira de quadrinhos do Brasil. A primeira edição foi realizada na rua em frente da livraria, na Alameda Jaú, em São Paulo, e reuniu duzentas pessoas. O objetivo era aproximar os editores do público. O sucesso constante resultou na ampliação de espaço para acomodar o público crescente, a última edição reuniu cerca de 20 mil pessoas.

A edição comemorativa coloca à disposição do público mais de 550 mil quadrinhos, entre nacionais e importados, com preços a partir de um Real. Todos os produtos têm descontos de 20% a 80%, inclusive os lançamentos. A programação de lançamento com direito a autografo está imperdível: Mike Deodato Jr com o lançamento de 3000 anos depois e Quadros; Vitor e Lu Caffagi com Turma da Monica: Lições; Shiko, Lavagem e o relançamento de O azul indiferente do céu; Danilo Beyruth e o relançamento do primeiro Necronauta; Nobuhiro Watsuki com a publicação de Sakabatou de Yariko, o escritor americano Steve Englehart com relançamentos de suas histórias na Coleção Histórica dos Vingadores; dentre outros.

Confira todos os lançamento no link:  http://festcomix.com.br/category/lancamento/


MERCADO INDEPENDENTE

Segundo o coordenador e criador da Fest Comix , Jorge Rodrigues , o grande destaque desta edição é produção independente responsável por revelar novos talentos. Haverá um espaço com mais de 40 expositores que reunirá mais de 100 artistas com suas obras. “Este espaço é para mostrar que temos excelentes artistas que são o futuro do mercado. Muitos dos profissionais consagrados começaram no mercado independente, como Mike Deodato Jr que hoje esta na Marvel. O Danilo Beyruth lançou o Necronauta e logo foi convidado a ilustrar a coletânea Mauricio de Sousa por mais 50 artistas”, explica Jorge Rodrigues.


PÚBLICO FEMININO

Outra novidade é um espaço dedicado para público geek/nerd feminino. A 21ª Fest Comix contará com a presença de artistas que estarão autografando lançamentos pela editora Nemo, dentre elas: Fefê Torquato, criadora da web série em quadrinhos Gata Garota; Bianca Pinheiro, a autora tem uma forte atuação na internet, onde publica BEAR, um webcomic , e Fernanda Mia criou o site de tirinhas Como eu realmente.

Outra presença ilustre é Adriana Melo, a primeira brasileira a desenhar para grandes editoras americanas, que já trabalhou em Aves de Rapina, Wichblade e Ms Marvel, e é convidada especial da área temática da Fest Comix: Minas Nerds.


MINAS NERDS

O novo espaço da Fest Comix foi criado para mostrar a representatividade da mulher no mercado Geek/Nerd e da Cultura Pop em geral. Haverá palestras, mesas redondas, painel e workshops exclusivamente ao público nerd feminino e LGBTTQIA. Além de temas como Mães Nerds, Cyberbulling e a violência contra a mulher, O feminismo na TV, dentre outros. “ A intenção é contemplar o publico feminino que vem crescendo no mundo das HQs. As artistas convidadas primeiro fizeram sucesso na internet e hoje estão com suas obras publicadas. É um trabalho de qualidade e inovador que traz novas temáticas para os quadrinhos. Até o formato das edições são diferentes das publicações para o público masculino”, ressalta Jorge Rodrigues.


CRESCE O MERCADO DE EDIÇÃO DE LUXO

Mas para quem pensa que o universo dos quadrinhos e mangás (quadrinhos no estilo japonês) está em crise se engana. A Fest Comix reflete a expansão desse segmento no Brasil. O mercado editorial lança cerca de 120 diferentes títulos por mês, com encadernações luxuosas. As edições didáticas também continuam ativas no mercado.

Segundo Jorge Rodrigues, organizador, “o lançamento de diversos filmes e séries de TV com personagens do universo das Histórias em Quadrinhos impulsiona o mercado, que cresceu cerca de 20%. O mercado dos quadrinhos hoje no Brasil está em crescimento, bem diferente dos maus momentos de duas décadas atrás.”


FEST COSPLAY

Todos os dias haverá Concurso organizado pelo Comics Cosplay Br, para cosplayers de super-heróis, games, animes e mangás, seriados e filmes. Neste ano haverá prêmios diários para as categorias: melhor apresentação ocidental individual, melhor apresentação oriental individual, melhor dupla, entre outras.

ÁREA EXPO CAFA

Exposição de Fotografias com Action Figures apresenta o trabalho de 25 ilustrações de diversos fotógrafos, que trabalham de uma maneira inusitada o seu hobby de Colecionismo. Também ensinará dicas de fotografias com as figuras de ação.

ÁREA MUNDO DOS SUPER-HERÓIS

A revista Mundo dos Super-Heróis está planejando muitas surpresas para o evento. Além de promoções e lançamentos, teremos bate-papos com artistas nacionais e internacionais, palestras e avaliações de portfólios.

GrandesMestresEXPO GRANDES MESTRES: JAYME CORTEZ

Exposição aberta do dia 17 a 19 de Julho em memória do artista português Jayme Cortez, que traz replicas e originais. Um dos grandes mestres do desenho nacional, Jayme Cortez, foi pioneiro em áreas diversas na sua arte — foi ele quem começou a editar publicações didáticas para aprendizes de arte.

Também foi o artista que mais diversificou no uso de técnicas, as quais Cortez apurou ao limite máximo no decorrer de sua vida profissional, muitos dos melhores desenhistas brasileiros de hoje, senão todos, se beneficiaram bastante de seu talento.

ARENA COMIX

A Arena Comix recebe mais de 50 artistas nacionais e internacionais que darão palestras e participarão de debates dentre eles Nobuhiro Watsuki, Steve Englehart, Bernard Chang, Marcello Quintanilha, Salvador Sanz, Mike Deodato, Shiko, Vitor e Lu Cafaggi, Jackson Hebert, Ivan Reis, Joe Prado e Eddy Barrows. Veja programação.

A 21ª Fest Comix ainda traz lojistas, sebos e editoras nacionais como a Panini, Jambô, Mino, Criativo e muitas outras que trazem lançamentos para o evento. Além da Comix Book Shop, que traz um acervo gigante de quadrinhos nacionais e importados, que oferece descontos de 20% à 80%.

A HISTÓRIA DA FEST COMIX

Em 2001, quando os proprietários da Comix Book Shop criaram a Fest Comix, não imaginavam que se tornaria a maior e tradicional feira de quadrinhos do Brasil. A primeira edição da feira foi realizada na rua em frente da livraria, na Alameda Jaú, em São Paulo, e reuniu duzentas pessoas. O objetivo era aproximar os editores do público.

Mas o público foi crescendo e a rua ficou pequena. Foi preciso, então, transferi-la para outro espaço e o escolhido foi o saguão do prédio da TV Gazeta, na Av. Paulista, onde ficou por quase três anos. Mas o público não parava de aumentar, embora fosse realizada duas vezes por ano até a sua oitava edição.

Assim, a Fest Comix passou a ser anual para se estruturar melhor e o número de dias do evento aumentou em sua 12ª edição. Mas ainda não foi o suficiente. Sempre em busca de um lugar que comportasse um maior número de pessoas, a feira ocupou outros espaços como o Centro de Convenções São Luís, na região da Av. Paulista. Agora ocupa o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

logo-comix-vectorCOMIX BOOK SHOP, ONDE TUDO COMEÇOU

Idealizada por Carlos Rodrigues, a livraria começou em 1986 em numa banca de jornal. Mas, desde o início, seu proprietário apostou no diferencial dos quadrinhos. Como o mercado era bastante reduzido na época, as pessoas chegavam até a encomendar as revistas.

A banca, então, mudou-se para uma loja e passou para o pai de Carlos, Camilo Rodrigues, que se associou aos seus dois outros filhos, Jorge e Camilo José, para torná-la a maior livraria do país especializada em quadrinhos e mangás. Em 2016 a Comix Book Shop completa 30 anos. Aguardem as comemorações.


SERVIÇO: 21ª FEST COMIX

Data: 17 a 19 de julho

Local: São Paulo Expo – Pavilhão 2 – Portão 4 – Rod dos Imigrantes Km 1,5 – cep 04329-900]

Telefone: (11) 3088-9116

Horários: 17 e 18 – Das 10 às 20h | 19/7 das 10h às 18h.

Ingressos:

R$ 40 inteira – R$ 20 meia (Vendas antecipadas R$ 20 (até 15/-7) no site: www.festcomix.com.br)

Combo para 3 dias R$ 50,00

* Menores de 16 anos devem ser acompanhados pelos pais.

Estacionamento no local: R$ 35,00

Comente pelo Facebook

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta