Exatamente 18 anos atrás, Kurt Cobain, líder do Nirvana, dava um fim à sua vida com um tiro de escopeta no rosto. E, assim como todo ano, rolam várias homenagens pela internet à fora e em programas de TV. Mas será que ele realmente merece todas essas homenagens? Como fã da banda Nirvana, eu acho que não. Kurt Cobain era um cara perturbado, doente, que não agüentou a pressão que veio junto com o sucesso e tirou a própria vida. O que tem pra se endeusar aí?

É inegável que o vocalista e guitarrista contribuiu muito para o rock (nem que seja por ter ajudado para a fama do Dave Grohl, que depois fundou o Foo Fighters), mas como pessoa ele não foi grande coisa. Quando não estava nos palcos, Cobain geralmente estava chapado com heroína e brincando com suas armas de fogo. Se ainda estivesse vivo, duvido muito que todas essas pessoas que o homenageiam fariam isso. Cobain provavelmente seria hoje uma figura digna de pena. Se bem que ele já era digno de pena enquanto ainda estava no auge.

Infelizmente, depois que um artista morre parece que existe a mania de enaltecer certas coisas como se fosse uma qualidade. A frase “é melhor queimar do que se apagar aos poucos”, escrita por Cobain em sua carta de despedida, é repetida à exaustão por fãs do cantor (malucos obviamente), que acham o suicídio algo muito bonito. Sério, pessoal, meter uma bala na cabeça não é nada romântico. Então apenas parem com essa babação de ovo. Isso sem contar que, mesmo 18 anos após a morte do cara, ainda tem gente que insiste em dizer que ele foi assassinado pela esposa Courtney Love.

O pior é que não são apenas os fãs que se comportam dessa maneira imbecil. É comum vermos programas especiais na TV que dizem “Kurt Cobain, um dos últimos grandes heróis do rock”. Aí eu pergunto: herói pra quem? Pra filha dele que cresceu sem um pai ou pros vários adolescentes que tentaram suicídio para imitar o ídolo? Acho que já passou da hora de parar de se romantizar certas coisas e encarar a realidade como ela é: Kurt Cobain era um grande artista, mas um péssimo ser humano.

Então ouçam os discos, assistam aos shows, mas, sério, chega desse endeusamento. Kurt Cobain não era um gênio incompreendido, era alguém doente que precisava de ajuda e não de pessoas que passassem a mão em sua cabeça.

  • Pearl Jam Twenty

    No começo dos anos 1990, aconteceu a grande explosão do grunge em Seattle, com várias band…
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Felipe Storino
Load More In Destaque

No Comments

  1. HERZAO

    5 de abril de 2012 at 09:04

    HERE COMES THE GREAT SHITSTORM OF OUR TIME.

    Reply

  2. jonas jonhy

    5 de abril de 2012 at 09:11

    ai doido vai tomar no cu tu sabe la na, digno de pena é voce que ta sem o que fala e fica tentando aparecer

    Reply

    • Diogo Figueira

      5 de abril de 2012 at 10:43

      Alguém aqui não aprendeu usar vírgulas e formular uma frase =D

      Reply

  3. Osmar

    5 de abril de 2012 at 09:35

    Excelente texto

    Reply

  4. @Compulsivo

    5 de abril de 2012 at 09:48

    Puta que pariu, comparar Kurt Cobain com David Grohl, e ainda achar que Foo Fighters, foi superior foi demais pra minha cabeça.

    Eu tinha 17 anos quando aconteceu o fato. Sem o Nirvana diversas bandas, além do Foo Fighters, não existiriam hoje. Continuariam restritas aos butecos de Seattle.

    Quem não estava lá, não tem ideia, e pelas espinhas na sua cara, acredito que é este o caso…

    []’s
    @Compulsivo

    Reply

    • Sayron

      5 de abril de 2012 at 10:10

      Eita. Lemos o mesmo texto ou você comentou no blog errado?!?

      Primeiro, em nenhum momento é falado que o Foo Fighters é ou foi superior ao Nirvana, apenas que o Kurt contribuiu de diversas formas para o Rock, inclusive, lançando o Dave Grohl ao mundo, que posteriormente veio a criar o Foo Fighters.

      “É inegável que o vocalista e guitarrista contribuiu muito para o rock (nem que seja por ter ajudado para a fama do Dave Grohl, que depois fundou o Foo Fighters), mas como pessoa ele não foi grande coisa.”

      Como músico o cara pode ter sido muito foda, mas como pessoa era só alguém que não aguentou o tranco da fama e explodiu a cabeça por conta disso. Ele apenas não deve ser tratado como herói porque nunca foi isso, apenas foi um grande músico.

      Acho que deveria reler o texto e não apenas ~passar os olhos~.

      Reply

      • Rui

        5 de abril de 2012 at 12:13

        Dica: Deviam colocar aquele sistema de Curtir os comentários aqui no Mob Ground para não precisarmos expressar a mesma opinião quando nos depararmos com um comentário de gente que não leu o texto ou não aceita a opinião dos outros de maneira amigável.

        Reply

    • Lucas Varini

      5 de setembro de 2015 at 13:18

      Génio.

      Reply

  5. lordeinsano

    5 de abril de 2012 at 10:00

    Texto muito legal. Talvez eu tenha algumas discordâncias, apesar de não conhecer muito o Nirvana. Mas não foi por isso que eu resolvi comentar.
    Cheguei até aqui por conta de um comentário do @vozdoalem no tuiter, pura curiosidade. Tenho certa queda por assuntos polêmicos. Surpresa foi chegar aqui e ver que não tinha polêmica nenhuma, apenas péssimas interpretações de texto.
    O comentário do Jonas Jonhy é sem noção e nem merece atenção. Quanto ao @Compulsivo eu recomendo que leio o texto novamente com atenção e tente ao menos evitar algumas ideias pré-concebidas.
    Em nenhum momento o texto comparou Kurt Cobain com David Grohl e onde, pelo amor dos deuses, é que diz que o Foo Fighters foi superior? Sério, fiquei em dúvida se lemos o mesmo texto.

    Reply

  6. Diogo Figueira

    5 de abril de 2012 at 10:48

    Pra mim são há uma linha tênue entre Nirvana e Kurt Cobain, iguais e ao mesmo tempo tão diferentes, a loucura é explícita na música, a música é ele, porém ele é bem mais louco que suas próprias músicas. O que me deixa encucado é bem o que foi citado, a loucura do povo que venera um cara desse, como eu estava conversando outro dia com um amigo, alienação está em todo lugar, política, religião, cultra, economia … e claro na música.

    Reply

    • Kurt Cobain do além

      9 de abril de 2012 at 12:01

      eu sei o que vc fez em sapopema no verao passado ! AUGUSTINHOooOOOooOOooooO

      Reply

  7. Gabriel

    5 de abril de 2012 at 11:53

    Eu acho que houve uma péssima interpretação do autor sobre a idolatria ao Kurt. Do que eu vejo, leio e conheço, a figura do vocalista/guitarrista é relacionada diretamente ao Nirvana, banda que trouxe o Rock puro e sem frescuras à tona. Ninguém idolatra o Kurt Way of Life e sim como um dos últimos que mudaram os rumos do Rock.

    Reply

  8. Morcego com Chocolate

    5 de abril de 2012 at 11:54

    Desculpe-me, mas este texto é simplesmente um grande equivoco, Kurt era uma pessoa de hierarquia elevada (muito alem de quem escreveu estas linhas) é lógico que quando um ser deste se encarna e não consegue regatar sua consciência ele passa por problemas e foi assim com ele, mas no fim ele cumpriu sua missão e foi embora.
    Mais uma vez volto a repetir este texto não tem o menor fundamento.

    Reply

    • Thiago Chaves

      5 de abril de 2012 at 12:44

      Cumpriu a sua missão? E qual foi ela? Estourar a sua cabeça e causar dor aos seus familiares?

      Não me venha com esse papo de missão. Faça-me o favor, eh!

      Aproveita para ler o texto e verás que ele tem fundamento e muito.

      Reply

      • Chel

        21 de agosto de 2012 at 11:28

        Um se achando mais foda que o outro aqui e NINGUÉM SABE A VERDADE, REPITO NINGUÉM, ninguém conheceu ele e na verdade nem ao menos sabe se foi ele mesmo que se matou!

        Reply

    • Alessio Esteves

      5 de abril de 2012 at 12:46

      HAHAHAHAHAAHAHAHAHAAHAHHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

      Reply

  9. Rápido

    5 de abril de 2012 at 11:56

    Bom artigo. De vez em quando viagens em uma estrada reta reta precisam de quebra-molas pra mudar o ritmo das coisas…

    Reply

  10. G

    5 de abril de 2012 at 14:04

    Cada um com sua opinião, mas só não acho que generalizando desta maneira você não descreve nada. Por acaso todos os fãs do Cobain e do Nirvana o tem como Deus? E eu me pergunto se você conhece a história dele, não estou dizendo que se justifica o fato dele ter tirado a própria vida. E os fãs dele acham suicídio bonito ? É lamentável que você só consiga ver coisas ruins na vida do Kurt, e que também só consiga ver os fãs dele como pessoas que apenas idolatram o Kurt, como se ele até fosse uma modinha. Os fãs de verdade sentem sim a falta do Kurt, ouvem as músicas do Nirvana, em sua maioria feita pelo Kurt. Se ele estivesse vivo não iria ter esses tantos fãs? Quem sabe? Quem acaso pode adivinhar o que iria acontecer? Acaso tu já deu como certo que se o Kurt estivesse vivo ele não podia ter se livrado de seus vícios e depressões? E eu sei, que existem sim fãs do Kurt, que sabem que existia algo bom nele, ninguém é perfeito, e o Kurt também não era. Ele tinha coisas boas nele, ou você realmente acha que ele só é lembrado e reconhecido até hoje por conta de ter se matado? Só acho que ele não “era um cara perturbado, doente, que não agüentou a pressão que veio junto com o sucesso e tirou a própria vida”. E tu nem sabe por que ele tirou a própria vida. Só estou falando a minha opinião, assim como tu disse a sua.

    Reply

  11. Alice

    5 de abril de 2012 at 14:14

    Qdo os artistas morrem eles viram santos, idependentes do que tenham feito…

    Reply

  12. Gabriel

    5 de abril de 2012 at 15:39

    Só pra complementar, mesmo que a idolatria seja, como acredita (equivocadamente, creio eu) pela pessoa do Kurt e não como músico, todo herói tem seus podres, todo ídolo de futebol, do cinema e etc, não adianta, já fez alguma merda e, assim como a morte de quem amamos, esquecemos os defeitos e relevamos as qualidades. Não que eu diga que amem o Kurt, mas é apenas a devoção por um cara que acabou com o Glam Rock e trouxe o Rock “sem frescuras”…

    PS.: Aliás, estamos precisando de uma nova revolução, um novo Kurt…Deu pra entender agora o heroísmo(sem piadas) dele?

    Reply

    • Carol

      29 de maio de 2012 at 20:15

      Prefiri esse seu curto comentário do que esse texto enorme do Felipe.
      Achei meio ofensivo, a propósito, o texto.

      Reply

  13. Guilherme

    5 de abril de 2012 at 15:47

    Excelente texto! Concordo completamente! Assim como alguns (muitos) outros artistas (brasileiros também), Cobain era 100% como artista, mas devia muito como pessoa. Infelizmente. Artistas devem ser referências da cultura de uma sociedade – anarquistas, conservadores, visionários, não importa como – mas devem refletir o contentamento ou descontentamento da comunidade onde vivem. Agora, simplesmente, recorreram às drogas por não aguentarem a pressão da fama… é fácil. Se consomem na baixa, nos momentos de depressão, quem sou eu para reclamar? Porém, fazerem “merda” publicamente (como o Cobain, a Winehouse etc.) é o fim da picada. Belas vozes, belas performances, mas… um exemplo suicida para fãs menos preparados, capazes de imitá-los no “lado negro da força”. Rsssss… OK, OK, OK… opinião de Geek, tá? Se não gostou… Dê a sua e contribua! 😉

    Reply

  14. Carla Cavalcante

    5 de abril de 2012 at 15:48

    HAHAHAHAHAHAHHAHA!!!!! Para acompanhar o comentário do Alessio .. 😉

    Reply

  15. Mari

    5 de abril de 2012 at 16:08

    Kurt e Amy Winehouse apesar de serem grandes artistas, não mereciam ser endeusados desse jeito. Os dois não eram exemplos pra ninguém.

    Reply

  16. Mark Arm

    5 de abril de 2012 at 17:04

    Esse texto ta parecendo que foi escrito por algum fã do Guns n Roses ou do Axl…

    O que esse cara que escreveu o texto sabe sobre o Kurt Cobain, e a vida dele? NADA! Ou seja, ele está fazendo um julgamento sem base nenhuma. Como pode afirmar com tanta certeza que o Kurt não foi uma boa pessoa se vc nem o conheceu pessoalmente? Se vc nem falou com ele? Se vc nem falou com uma pessoa que de fato o conheceu? Vc é um idiota falando mal de quem não conhece.

    “que não agüentou a pressão que veio junto com o sucesso e tirou a própria vida” Onde vc viu que ele se maotu por causa da fama? Isso não está escrito em nenhum lugar.

    “Aí eu pergunto: herói pra quem?” Herói pro rock JUMENTO!!! Não herói pras pessoas, é pro ROCK, mas vc é mto burro pra entender uma frase.

    Reply

    • Morgyana Morgann

      30 de janeiro de 2015 at 17:06

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…………………………………….. (…) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

      Reply

  17. Roberttojr

    5 de abril de 2012 at 17:50

    HAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHA
    Acompanhando a Carla e o Alessio!

    Reply

  18. Ayala

    5 de abril de 2012 at 18:21

    Nossa, acho a frase “It’s better to burn out than to fade away” sensacional! Sou maluca? Obviamente.

    Eu nunca conheci um fã de Kurt Cobain que falasse “Ele se matou! Que homem perfeito!”. Nunca assisti a um programa de TV que dissesse “Ele usava drogas, que maravilha!” ou “Olha que legal, gente, ele cometeu suicídio!”. O que me vem a mente são coisas relacionadas ao rock e sua biografia. Sempre. Mas eu possa estar errada. Afinal, sou maluca, né?

    Quando uma pessoa faz alguma idiotice para imitar um ídolo, o problema está no ídolo ou na pessoa? Eu diria na pessoa.

    Quando uma pessoa escreve um texto reclamando sobre a idolatração de um ídolo, o problema está no ídolo ou na pessoa?

    Reply

    • Rafael Correia

      8 de novembro de 2012 at 15:17

      Concordo plenamente. Eu acho que não devemos procurar na vida de um “ídolo” só o que aconteceu com ele depois da fama, e sim desde a sua formação, até porque, a vida deve ser desde o início e não no meio, como um livro .

      Reply

  19. Felipe Pires

    5 de abril de 2012 at 23:07

    As homenagens são justamente pelo o que ele fez na música, pela obra que ele deixou, não pela vida pessoal dele.

    Um cidadão perturbado, mas com músicas geniais, será lembrado. Um cidadão perfeito, exemplo para as crianças, mas com músicas ruins, me desculpe, será esquecido.

    Reply

    • Carol

      29 de maio de 2012 at 20:17

      Exatamente, até mesmo porque quase ninguém o conhecia tão bem assim para fazer uma homenagem pela vida pessoal dele.

      Reply

  20. F3N1X

    7 de abril de 2012 at 15:32

    Acho que consegui entender bem o seu texto, captei sua ideia e concordo com você. Como músico o cara é um gênio, mas como pessoa….

    Reply

  21. FuRiOuSBR

    9 de abril de 2012 at 11:57

    Cara eu acho que não precisava um post desse falando mal do “ser humano” que foi o Kurt, pessoas se matam pra ficar espemidas em bailes funk e shows sertanejos por ae, madrugam pra ver a franja do Justin Bieber, mas so vai quem quer e quem gosta !! Se voce quer ouvir Nirvana, curta a musica, nao precisa fica pesquisando a vida particular do cara e nem falando mal dele depois de MORTO*. Se você não gostava de quem foi o Kurt, fique na sua, pois tem quem gosta, se for publicar, publique coisas positivas.

    Reply

  22. Igor

    12 de abril de 2012 at 09:50

    Kurt Cobain era um tonto. Nirvana foi o que foi, por que abraçou o espirito TEEN depressivo e revoltado que outros artistas na epoca haviam deixado de lado. BOOM! adolescentes enfurecidos comprando como loucos os discos.

    E serei mais polemico.

    Dave Grohl é ANOS-LUZ à frente de Kurt como músico, letrista, vocalista, guitarrista, pessoa, homem, pai, show-man e qualquer outra coisa q vc coloque em comparação. Até no Street Fighter o Dave devia ser melhor.

    Foi um cara que viu o poço dos dois lados…de baixo para cima e de cima para baixo. E não arrebentou a cabeça com uma espingarda nem ficou chorando pro mundo ouvir. Ao contrario tem um humor de dar gosto.

    Kurt era um bobão, loser mesmo. Aliás…até ele se dizia ser. Sem mais meritissimo.

    Reply

    • Luisa Marilia

      1 de maio de 2015 at 23:24

      Dave e Kurt são excelentes músicos. A diferença é que um tinha problemas mentais e por isso não resistiu aos problemas do mundo e o outro é saudável, por isso consegue superar esses problemas

      Reply

  23. Paula

    13 de abril de 2012 at 13:05

    Dave Grohl só é o que é graças também a Kurt Cobain. A vivência que ele teve com o Nirvana atribuiu e muito ao que ele é hoje, tanto que ele sempre será lembrado TAMBÉM como baterista do Nirvana.

    Eu AMO Nirvana desde os meus 11 anos de idade e embora o Kurt não seja um exemplo de vida pra ninguém, ele se esforçou e muito, deixou a sua marca no mundo. Pior são aqueles que simplesmente morrem sem nada deixar de bom na vida de ninguém.

    Vocês só veem o lado negro da vida dele, todo ser humano é imperfeito e nenhum herói, nenhum é perfeito, nem o Superman.

    E todos tem o seu lado bom, vocês falam como se o cara só tivesse defeitos e que fosse um ser totalmente feio por dentro, o que não é verdade.

    Essa história de ‘melhor queimar do que apagar aos poucos’ é coisa de poser que não sabe nada. Os verdadeiros fãs do Nirvana sabem que isso não tem nada a ver.

    Melhor avaliar antes o que falam antes de ficar de mimimi.

    Reply

  24. William

    13 de abril de 2012 at 22:15

    Eu concordo, gosto muito de Nirvana oque acabou me levando a ler a biografia do kurt e conhecendo o lado mimado dele fora os sanguessugas em volta sempre com o mesmo papo de mais uma turnê etc…

    Reply

  25. clayton

    17 de abril de 2012 at 10:44

    concordo tb c o autor, eu tb gostava muito do nirvana, mais o kurt infelizmete nao eh exemplo d nada, tanto foi q por ser rebelde, nao tinha p onde ir e desistiu, a palavra mais correta eh fracasso, perdedor, devemos procurar coisas q facam mais sentido em nossa vida, nos focar em idealizar coisas e pessoas inteligentes, vou citar um exemplo nada haver c musica, o jonny deep, ele eh um cara muito carismatico c todos, se nos tratarmos as pessoas bem, isso volta p gente, as pessoas falam bem d vc, vc fica mais atrativo, isso eh saldavel e nao gospir na camera e mostra o p.. q nem o kurt fez uma vez de muitas coisas doidas, isso insentiva o povo burro a fazer as mesmas babaguisses e dai uma hora ele irrita outra pessoa q acabam na porrada, gerando so odio.

    Reply

  26. Daniel MM

    18 de abril de 2012 at 12:23

    Concordo contigo cara, sempre penso nessas questões, o cara é praticamente canonizado, bem, agora você vai ter que aturar os fans mal educados desse suicida.

    Reply

  27. Rafael

    1 de maio de 2012 at 22:22

    Finalmente encontrei alguém que concorda comigo! Endeusar esse babaca é o fim da picada, e não me venham com essa bobagem de “artista diferente do homem”. Tudo a mesma merd*.
    “Não aguenta a sua vidinha? Se mata. Ass: Kurt Cobain”

    Reply

  28. kelvison

    5 de maio de 2012 at 23:05

    “Kurt Cobain era um grande artista, mas um péssimo ser humano.”
    Desde quando ter problemas depressivos é ser um péssimo ser humano?Você realmente conhece a história de Kurt?pois se soubesse saberia o quanto ele era um cara humilde e gentil .Talvez ,por ter partido de um pressuposto preconceituoso com o gosto alheio, não tenha enxergado que Kurt foi um dos maiores revolucionários da história do rock e esse papo de alienação é apenas balela de quem não suporta que existam pessoas que se indentificam com determinados artistas.

    Reply

  29. Natty

    8 de maio de 2012 at 21:19

    O kurt foi um excelente musico, MUSICO, isso não resta dúvidas, no entanto o autor está certo em criticá-lo dessa maneira. Ele não gostava de publico da fama da banda queria passar despercebido, na sua biografia diz q ele fexava os olhos durante os shows para tentar pensar que estava sozinho. tinha fobia eu axo, e como de costume entrou nas drogas pra tentar escapar de seus medos, mas ele era fraco demais, tinha tudo, como Axl Rose(quase amigo), sim pois ele fez de tudo pra conseguir ser amigo do kurt que o tratava como algo a ser combatido,(…) disse: ”vc era tudo oq eu poderia ter sido” e o kurt era simplesmente complicado sabe-se la porque, tinha uma filha pqena e fez oq fez, se matou por uma coisa absurda em vez de procurar ajuda, foi fraco, blá blá eu nao conheço ele etc e tals vao ficar falando,mas é verdade ele quiz permanecer no erro. Morra jovem permaneca belo” ridiculo isso, heroi nunk, apenas excelente musico. True Story

    Reply

  30. Rafael Leite

    14 de maio de 2012 at 15:20

    Cheguei a esse texto questionando ao google o que Kurt Cobain fez de tanto… conheço pouco de nirvana e pouco da história do próprio Kurt. As poucas músicas que conheço são de composição instrumental muito simples, o que me levou a nunca ter um grande interesse pela banda. Nunca ouvi falar de grandes feitos ou de músicos que tiveram influências dele. Muitos gênios passaram pela terra, muitos deles tiveram mortes bizarras ou cometeram suicídio, mas é bem notável e fácil de se encontrar as referências que os tornaram pessoas idolatradas, infelizmente nunca vi uma sobre o Kurt.

    Reply

  31. Pablo

    4 de julho de 2012 at 12:35

    Ah meu cala boca.

    Reply

  32. Lia

    16 de agosto de 2012 at 15:37

    concordo em parte, porém o motivo de chamarem Kurt Cobain de um dos “últimos grandes heróis do rock”, vem do fato de que sem todo esse movimento grunge em que uma das bandas de destaque e reconhecimento mundial foi o nirvana liderado pelo Kurt Cobain, muita coisa poderia ter sido diferente, de fato o grunge reergueu o rock, porque convenhamos, depois dos anos 80..as coisas andavam meio em baixa no mundo da música.

    Reply

  33. Fernando Henriques

    27 de agosto de 2012 at 17:11

    Juro que não em resposta ao este seu texto, só aproveitei o argumento da Melvan. Agora, já que escrevi, e estou aqui, aí vai o link: http://www.feedbackmag.com.br/leilao-da-melvan-e-noticia-na-rolling-stone-por-que-kurt-cobain-ainda-gera-tanta-midia/.

    Reply

  34. Vinícius Paixão

    16 de janeiro de 2013 at 11:11

    sim, o jeito que você pensa não é ruim, mais sim ele foi um herói, não um herói da vida, mais sim um herói do rock, que é o que ele fazia bem, ele era uma lenda, uma humildade que poucos tem… por que mesmo se drogando, ele era um artista, acho que foi uma perda de tempo inventar essa discussão, infelizmente Kurt já morreu, e sim ele também se matou, tem gente que põe culpa na Courtney, mais desde pequeno ele falava de morte, que tinha gênesis suicida, e que não queria chegar até os 30 anos, por causa do divórcio de seus pais… o divórcio de seus pais foi o seu maior motivo de tristeza como diz no Livro sobre sua biografia, e depois de muita batalha para realizar seu sonho de ser um Rockstar, acho que sim, ele devia ser considerado um herói do Rock Grunge ^^’
    essa é só minha opinião, você tem uma diferente, e isso não é motivo de desrespeito ^^”

    Reply

  35. Arthur

    16 de janeiro de 2013 at 11:32

    bem, o kurt não foi realmente um herói. Ele apenas fez suas músicas, lançou seus albuns, fez milhares de fãns por todo o mundo, e se matou. Agora, se ele quis se matar, o problema é dele, a fama dele nunca irá acabar, suas músicas nunca serão esquecidas, pois suas letras já falavam tudo sobre si mesmo. Escutem e leia Pennyroyal Tea, onde ele mesmo fala sobre suas dores de estomago.

    Reply

  36. roberto wagner duarte

    16 de janeiro de 2013 at 12:36

    acho q esse tal de felipe storino devia estudar mais pra comentar!!! essa frase (e melhor queimar q apagar aos poucos e d neil youg) e sua opiniao sobre documentarios e homenagens ao kurt se deve ao respeito como musico importante q ele é!!! julgar os atos e a vida pessoal dos outros e trabalho para pessoas vazias como vc felipe!!! por tanto faça algo importante q vc tera seu lugar tbm!!!! antes d falar busque se informar!!! cuide da sua vida!!!! assim talvez um dia alguem fale de vc….

    Reply

    • Thiago Chaves

      16 de janeiro de 2013 at 15:29

      Falou tudo cara. Quem esse mané pensa que é para falar do heróico Cobain?! Uma pessoa vazia esse Felipe, de fato!

      Reply

  37. Junior

    29 de janeiro de 2013 at 10:59

    Sou fã do nirvana e consequentemente do Cobain, mas o que você disse infelizmente é verdade. O martírio do Cobain levou muitos jovens ao suicídio, deixou uma criança sem pai e uma mulher viúva, Kurt era doente, bipolar, viciado, tudo por culpa do divórcio dos pais na infância… Agora, uma pessoa que não aceitou o divórcio dos pais deixa uma criança órfã, pra sentir uma dor muito pior que um divórcio soa contraditório.

    Reply

  38. Kelly do Nirvana

    5 de fevereiro de 2013 at 15:54

    Cada um faz de sua vida o que quiser. Kobain se matou porque ele sentiu que era a hora dele. E foda se todos os retardados metidos a nerd que nao cuidam de sua propria vida. Quanto a midia, bem essa e outra estoria.

    Reply

  39. Kelly do Nirvana

    5 de fevereiro de 2013 at 16:18

    Quer saber porque Kobain e homenageado todo o ano? Leia
    Mais Pesado que o Ceu e se coloque ni lugar do cara antes de dizer asneiras por ai… Ele conseguiu sua fama com muita luta e dedicacao e da pra perceber isso ouvindo seus trabalhos. Ele mostrou que se quiser e sonhar e lutar qualquer pessoa pode fazer a diferenca. Ele mudou sem querer a cara da musica dos anos 80. Ele merece muito mais que simples homenagens e nao ser julgado por pessoas que nao entendia sua arte. E ele nao pediu pra ser famoso. As pessoas que escutaram seus albuns foram quem decidiram isso. E a gente gosta de ouvir Nirvana e nao ouvir falar que era um cara que se matou. E outra ele era uma otima pessoa e nao um cara ganancioso que quer a fama a qualquer preco como a maioria dos musicos das grandes gravadoras. Ele nao era um heroi apenas um cara simples que quis mostrar sua arte e tentar ser feliz com sua familia. Se nao deu certo e ele tambem tinha seus problemas de saude, ele tentou se tratar das drogas e seu problema de estomago. Nao viu saida e achou melhor antecipar sua ida. E outra ele nao era nenhum retardado como dizem por ai. Ele so tinha a coragem de fazer p que a maioria das pessoas nao fazem.

    Reply

    • Felipe Storino

      5 de fevereiro de 2013 at 16:36

      Ô filha, já li tudo a respeito de Nirvana e Kurt Cobain, sou grande fã da banda, tendo praticamente tudo que eles lançaram. Você pelo visto não conhece muito bem, já que insiste em escrever Kobain, com K. O certo é Cobain. Apesar da banda ter começado no final dos anos 80, ele mudou a cara da música nos anos 90, principalmente quando o Nirvana bateu Michael Jackson nas paradas de sucesso. Então ele não era ganancioso e fazia tudo apenas por amor? Difícil, todo mundo quer ganhar algo com o que faz, se não fosse assim, ele não teria assinado com uma grande gravadora.

      Estranho também você dizer que ele queria apenas mostrar sua arte e ser feliz com a família, já que ele se matou deixando a Courtney Love viúva e uma criança órfã de pai. Mas nem dá pra julgar isso, afinal, a depressão é uma doença foda que leva o cara a fazer esse tipo de loucura sem pensar me ninguém mesmo. Mas você é que acaba desrespeitando o cara ao dizer que ele se matou porque não aguentou os problemas com as drogas e as dores de estômago, quando na verdade a coisa é bem mais complexa.

      Um abraço!

      Reply

      • Kelly do Nirvana

        12 de fevereiro de 2013 at 22:40

        Para sua informacao Sr Felipe eu 34 anos e acompanho toda a fragetoria de Kurt Donald Cobain e fico com muito nojo de pessoas como vc que tem uma puta inveja de Kurt. Pessoas que como vc nao tem capacidade psicologica de tentar ao menos se colocar no lugar do proximo. Sei muito bem escrever nome de Kurt e escrevo como quiser o nome dele. Com certeza a filha dele sofreu e deve sofrer mais ainda quando encontra pessoas sem nocao como vc metendo o pau no cara. Acredito que se Kurt pudesse e talvez tivesse um apoio na sua juventude tenho certeza de que nao teria se perdido tanto em sua vida e em seu relacionamento com as drogas. Se tivesse mais saude talvez teria conseguido, mas ele sentiu a hora certa de partir e fez o que achou melhor naquele momento. Ele foi uma grande pessoa e um excelente artista e se nao fosse ele com seu Nirvana o rock jamais teria sido marcante como foi. Quando Kurt morreu eu tinha 15 anos e me identifiquei muito com suas cancoes que marcaram e marcam ate hoje minha vida. Respeite os fans de Nirvana porque sao pessoas de muita personalidade e empatia. Ah e 20 de fevereiro certamente tera outra homenagem da MTV para mais uma vez lembrarmos de Kurt Donald Cobain. Ah e toda pessoa que tem uma banda qual e o maior sonho dessa pessoa? Kurt sentiu na pele o que e ser famoso, e principalmente ser perseguido pela midia e pelas estorias inventadas por ela acredito tambem ser um dos motivos que e fez desanimar da carreira. Ah e achei da hora o que ele fez com a Globo…Kurt era legal e se eu fosse vc….Acorda mane!!!!!kkkkkkkkkjkkkkkk
        kkkkkkkk

        Reply

        • Felipe Storino

          12 de fevereiro de 2013 at 22:58

          Eita, você tem 34 anos e perde tempo na internet defendendo seu artista favorito? E o pior, defendendo sempre com ataques à quem discorda de você (no caso eu). Eu tambám fazia esse tipo de coisa, mas eu era adolescente na época. Aí eu cresci 😉

          Reply

  40. Guilherme

    11 de fevereiro de 2013 at 14:46

    Cara, eu vou te falar uma coisa, que você ache que o Kurt não é uma pessoa daquelas que merecem aplausos pelo que fez, tudo bem. Mas cara, pela maneira que você escreve da para sentir o seu ódio por Kurt Cobain, uma pessoa que você não conheceu e que não vai conhecer nunca. Na certa você deve ser um fãzinho de Guns N’ Roses, o que eu acredito certamente que tem raivinha do Kurt por causa disso. Tudo bem, se você acha que o Kurt Cobain não era uma pessoa influente na sociedade, você deve ser bem melhor que ele. Para mim ele é um dos maiores, simplesmente por ter escrito em uma casa de Judeus “Deus é gay”, outra coisa que ele fez e que me deixou boque aberto, foi ter dito à maior emissora de TV dos EUA que mais pessoas no EUA fumavam maconha do que votavam em seu presidente. Se isso não é ter atitude e influência eu não sei o que é. E eu não sei na sua, mas na minha vida Kurt mudou muitas coisas, principalmente na maneira de pensar, então se você não gosta dele, guarde seus argumentos para você, venda 400.000 discos por semana, cuspa na câmera da Rede Globo e aí sim, você será melhor do que ele para mim ;). Otário.

    Reply

  41. Maria

    23 de fevereiro de 2013 at 21:27

    imagino se conhecessem o River Phoenix (a maioria não conhece)

    Reply

  42. isadora

    25 de fevereiro de 2013 at 23:20

    eu num acredito que o Kurt tenha se matado ele num faria isso bom eu andei estudanso um pouco isso e encontrei esse site http://www.nirvanabrasil.kit.net/0mortekurt/AssassinatoouSuicidio.htm ……Kurt Cobain foi um héroi

    Reply

  43. natan

    17 de março de 2013 at 22:11

    Eu não sou fã do nirvana,mais acho que o papel de Cobain para com o mundo do rock é muito interessante,ele foi um homem que precisava de ajuda clinica não de pessoas idolatras,muitos acham bonito ter um suicídio por causa das drogas e tal…por influencias musicais “astros do rock”pra falar verdade acho que no fundo podem fazer muitas coisas interessantes e legais mais no final de tudo…….são só pessoas como todos nós,com problemas no casamento,drogas,familiares só acho que Kurt C.não gostava mais do que fazia lhe faltava algo,algo que a heroína tirou dele.Eu acho que ao invés das pessoas seguirem este exemplo deveriam fazer ao inverso,se Kurt morreu então vamos viver e amar e não acabar com o que realmente importa.A vida

    Reply

  44. fernanda isbelle lurmann

    18 de março de 2013 at 20:48

    primeiro q vc naum eh fa do nirvana,vah assistir o documentario naum autorizado kurt and courtney ae s vc realmnt for fa do nirvana e d kurt vc vai ver a real das parada…

    Reply

    • Felipe Storino

      19 de março de 2013 at 08:51

      Já assisti, eu tenho TODOS os dvds do Nirvana. Aquele documentário foi feito justamente com o intuito de se aproveitar dessa paranoia sobre conspiração e vender como água.

      Reply

  45. micky

    14 de abril de 2013 at 01:30

    Olha,vcs podem até descordar de mim mas pra mim Kurt foi SIM um gênio incompreendido,tbm acho que ele não se matou e sim mataram ele..É fato que ele estava drogado de mais para conssiguir atirar na sua cara,outra coisa no local do “assacinato”tinha 2 balas não é possivel vc atirar duas vezes na sua cabeça..E mais!!Na arma não tinha digitais dele e ele não estava com luvas.Ele amava demais sua filha para deixa-lá.Aquela suposta carta de suicidio era uma carta de despedida para os fãs ele ia sair da banda a ultima parte da carta tinha outra calegrafia e devia ter cido a pessoa que o matou que escreveu.Cobain era uma pessoa triste,que sofreu muito na vida,drogada e depresiva mas não acho que ele teria coragem de deixar a única coisa que o fazia bem,que o fazia feliz,sua filha,Frances.

    Reply

  46. pqp

    5 de junho de 2013 at 11:33

    Gênio???o que tem de gênio num drogado fdp,Quem entende um pouco de música sabe que o cara não tocava porra nenhuma,só sabia fazer barulho assim com o resto da banda..Agora pra alguém achar que esse mané é um herói,deve ser mais babaca do que o cabain,mas na boa,ele ter se matado foi um favor que ele fez a todos…
    E esse monte de Zé ruela que acha que ele é um herói e gênio que sigam o exemplo e façam a mesma coisa que ele….kkkkkkkkkkkk

    Reply

  47. Fã de Kurt

    23 de junho de 2013 at 00:23

    Kurt era um cara extremamente inteligente. e assim como os de sua estirpe, sofria pressão de si mesmo. As drogas são um alivio para amenizar o sofrimento e a tão pressão exercida sobre o proprio.
    Imagine você ser extremamente racional e ainda por cima ser um cara super famoso.
    Sua alma não tem descanso, ainda mais sendo patologicamente depressivo!

    Reply

  48. Gustavo

    18 de julho de 2013 at 05:46

    Prefiro um Kurt depressivo,e suas criaçôes,do que muitas bandas,por ai,mas como pessoa,sei que a separaçao dos pais,mecheu muito com ele,esse,parecer quase psicologico e psiquiatrico de alguem que nao se conhece é meio estranho,cheira a jornalismo,para vender ideias e se vender,com todo respeito a voce que fez cara,uma coisa é um cara ser drogado,e v iver uma vida,diferente,que sei que muitos,que criticam,acham melhor que uma vida na igreja e etc,uma c oisa é se drogar,outra coisa é falta de carater,heroi como pessoa,poucos artistas foram,plant do led zeppelin,curita necromacia,e page curtia bruxaria,sera que a mente deles,era melhor que a de kurt cobain? so porque nao se suicidaram? quantas pessoas más com sede de viver ,e fazendo coisa errada? é preciso coragem para desaparecer tambem, claro,nao acho correto o suicidio,mas as dores que ele sentia constantemente,ele nao aguentou,so resta Deus,reservar um consolo legal para ele.

    Reply

  49. lucas

    27 de agosto de 2013 at 21:00

    o fi vai a puta q te paril vc e um idiota q nao sabe nem a metade da vida de kurt entaum nao sai ai falando oq ele e oq nao e e vc quando morre ngm vai sentir sua falta ao menos ele recebe homenagens e vc vai receber oq nd seu otario .i.

    Reply

  50. Waid BR

    8 de outubro de 2013 at 11:23

    Cada um tem sua vida e tem o direito de tirá-la.
    Sem mais!

    Reply

  51. Felipe

    8 de fevereiro de 2014 at 10:14

    Acho que você se equivocou um pouco nos motivos pelos quais o Kurt é considerado “heroi”… não foi por ter se matado, nem por subir no palco chapado, nem por brincar com armas de fogo. Nada disso é legal, mas como você proprio disse, ele era uma pessoa com muitos problemas, então julgá-lo por esses atos chega a ser algo covarde, não dá pra exigir dele a mesma postura diante da pressão da vida que se pode exigir de uma pessoa plenamente lúcida… mas será que você conhece as causas nas quais ele se engajava? Defendia gays, negros e mulheres de discriminação, entre outras coisas. Se você é fã do Nirvana, deve conhecer a música “Polly”, sobre o que fala e em que circunstâncias foi escrita. Isso não chega a lhe dar um status de “heroi”, mas de um ser humano que apesar dos problemas que tinha, não fechava os olhos pros problemas alheios e injustiças sociais. Algo digno, no mínimo, de respeito. Quanto a fãs desequilibrados que se matam ou tentaram se matar em homenagem a ele, creio que ele nunca tenha pedido isso. Nem que gostaria disso, se soubesse. Eles fizeram/fazem isso por sua própria conta. É o mesmo caso de muita gente que acusava o Cazuza de ser mau exemplo, ao que ele respondia: “Não aconselho nem um cachorro na rua a me seguir”.

    Reply

  52. Fernando

    24 de março de 2014 at 12:23

    Fato concreto que a tempos eu não havia lido um texto tão leviano e sem informação da própria pessoa a qual o texto se refere. E vergonhoso alguém escreve tanta besteira com total falta de conhecimento sobre um artista.

    Reply

  53. Rafael

    26 de novembro de 2014 at 21:58

    Vai se fude… O Kurt foi o cara.. Tu não sabe de bosta nenhuma. Se tu for julgar as estrelas do rock por seus atos ou seu modo de vida ou então pelas drogas que usavam não teríamos nenhum que se dos bons que se enquadrariam no teu perfil… Acha uma voz igual a do Kurt ou melhor, cante como ele cantou… Um som simples extremamente simples porém cheio de encanto.. Isso eh talento….

    Reply

  54. Maria Mendes

    8 de maio de 2015 at 23:38

    possivelmente foi por que ele era drogado que tudo isso aconteceu e a fama e uma merda mais isso nao tem nada a ver deixe de ser fa se possivel.

    Reply

  55. 2+2podeser4

    16 de maio de 2015 at 02:33

    Peraí cara,que frase é essa?,(nem que seja por ter ajudado para a fama do Dave Grohl, que depois fundou o Foo Fighters),eu sei que comparar bandas é ridículo,mas não tem com discutir a história que o nirvana fez com essa banda do dave grohl,eu nem gosto,são bons mas não tem refrões explosivos como no nirvana,quem compõe sabe que não é fácil fazer refrões que grudem na cabeça.A pior coisa que dave grohl fez foi largar as baquetas,a bateria do nirvana era foda demais, sou um admirador dele como um baterista,ótimo pra criar viradas,mas como vocalista do foo fighters não se compara ao vocalista do nirvana,na minha opinião ele deveria tentar outra banda,aquela banda(foo fighters),parece aquelas bandas certinhas,feitas por gravadoras,não casa o instrumental com a voz do dave.ótimo bateirista,ótimo vocalista,mas está na banda errada que se se chama foo fighters,é óbvio que o nirvana deu um impulso pro foo fighters,mas gosto é gosto.Ah cara e só um complemento(vc disse que não adianta mão na cabeça,ele precisava de ajuda sim e essa ajuda foi a própria música dele,com toda certeza fez ele viver mais e não ir mais cedo,e quem é vc pra saber o que se passa na cabeça dele,apenas a própria pessoa sabe dos motivos que ele teve pra fazer o que fez.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também!

God of War | Novo game da franquia traz várias inovações, mas mantém seu espírito hack and slash

Quando o primeiro God of War foi lançado, em 2005, ele praticamente ressuscitou o gênero h…