“Traga-nos a redenção, Daniel. Desça na escuridão, onde Alexandre espera, e o assassine!”

Agosto de 1839. Um homem acorda sozinho em um castelo em Brennenburg, na Prússia. Ele não se recorda do que aconteceu com ele e como veio parar ali. A única coisa que ele se lembra é que seu nome é Daniel, ele nasceu em Londres e tem uma missão: matar o dono do castelo, o Barão Alexander von Brennenburg.

Assim começa Amnesia: The Dark Descent (Amnésia: A Descida Escura). Jogo de videogame do estilo survival horror, produzido pelo estúdio sueco independente Frictional Games (Penumbra: Black Plague, SOMA) e lançado em setembro de 2010 inicialmente para PCs e, posteriormente, para MAC, Linux e Playstation 4. Considerado por muitos como um dos dez mais assustadores games de todos os tempos, o jogo ganhou imensa fama pela publicidade boca-a-boca dos jogadores e seus assustadores gameplays postados no Youtube.

Daniel

Quando foi lançado, Amnesia chamou a atenção por trazer de volta um elemento que havia se perdido nos jogos de horror da época: um personagem vulnerável. O jogador controla o desmemoriado Daniel, um homem frágil e desarmado, caminhando pelos longos corredores de um castelo amaldiçoado cheio de monstros e armadilhas. Dentro das paredes centenárias, nosso infeliz protagonista terá que resolver uma série de quebra-cabeças para conseguir os itens necessários para derrotar o barão, ao mesmo tempo que foge de criaturas horripilantes do qual ele não tem a menor chance de enfrentar.

Para piorar Daniel tem nictofobia: horror à escuridão. Ele não pode ficar em locais escuros por muito tempo, ou ele começa a se apavorar e até mesmo a enlouquecer, tendo visões estranhas e a escutar barulhos que não existem, piorando a aura de medo. E, infelizmente, ficar em locais escuros é o único meio que ele tem de se esconder dos monstros.

E isto ainda não é o pior. Além de estar perdido, assustado e encurralado, à medida que o jogo avança Daniel descobre o motivo pelo qual ele ficou desmemoriado: esconder os terríveis erros que ele cometeu para se livrar da maldição de uma horrenda entidade conhecida como “A Sombra“. Uma criatura misteriosa que é a guardiã de estranhos artefatos que o Barão de Brennenburg cobiçava por pretextos desconhecidos. E, para piorar ainda mais, ela também está no castelo. E dela é inútil se esconder…

Amnesia renovou o gênero de horror nos videogames, incentivando diversas outras produtoras indies a apostarem neste gênero – e, principalmente, a não terem medo de ousar e de chocar seus jogadores.

Agora, sobre a ligação deste game com os mythos… bem, aqui entraremos numa pequena área de spoilers.


SPOILERS


Tanto a terrível Sombra como o Barão Alexander são entidades cósmicas. No jogo elas não são explicadas em sua totalidade, mas muitas coisas interessantes são ditas sobre elas.

Barão Alexander

Começando pelo Barão: ele não é quem aparenta ser, obviamente. Tendo vivido diversos séculos, ele é uma entidade psiônica extremamente poderosa, mas limitada dentro do nosso mundo. Durante vários anos ele procurou uma forma para retornar para casa (não são explicados os motivos de como ele veio parar em nosso mundo) e, para isto, ele cometeu diversos atos terríveis, sacrificando um número incontável de seres humanos, fazendo experimentos com eles e expondo suas vítimas à torturas inenarráveis.

Sendo uma criatura amoral, ele não tirava satisfação do sofrimento alheio, mas apenas via como um meio necessário para poder voltar para casa. Ele parece saber o que é A Sombra, e a teme, pois ela pode jogar seus planos por água abaixo.

A Sombra

A Sombra, por sua vez, é uma entidade invisível e gigantesca. Enquanto persegue Daniel pelo castelo ela deixa para trás uma massa disforme que pode ferir ao toque. O objetivo da Sombra é um só: proteger os artefatos místicos que o Barão precisa para poder continuar com seus planos de voltar para casa. Daniel encontra a Sombra pela primeira vez quando estava participando de algumas escavações arqueológicas na África e, sem saber, acaba se apossando de um dos artefatos.

Em seu desespero para se ver livre da estranha entidade que já matou diversos dos seus parceiros, o jovem inglês vai até o castelo Brennenburg e o Barão Alexander promete ajudá-lo. Disposto a fazer qualquer coisa para sobreviver, Daniel acaba tomando parte nas torturas e experimentos que o barão promove em sua residência. Ao descobrir que o homem nunca teve intenção de ajudá-lo, apenas fazendo uso dele para que pudesse voltar para casa, Daniel decide matar o barão e se redimir de seus pecados.

O jogo ainda recebeu uma DLC gratuita em 2011 chamada Amnesia: Justine, trazendo como protagonista uma mulher desmemoriada e sem nome, presa numa armadilha mortal aonde diversas outras pessoas estão prestes a perder a vida por motivos misteriosos.

Em 2013 o jogo recebeu uma “sequencia indireta” chamada Amnesia: A Machine for Pigs, produzida pela The Chinese Room e distribuída pela Frictional Games. Neste jogo assumimos o papel de um desmemoriado empresário chamado Oswald Mandus que acorda em sua mansão, aparentemente abandonada, e tenta descobrir onde estão seus filhos desaparecidos.

Amnesia é um excelente survival horror e, com certeza, merece figurar na lista de melhores jogos de todos os tempos dada a sua importância para o gênero.


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