O segundo episódio da série documental A Importância do Quadrinho Nacional, produzida pelo Social Comics, já está disponível. O tema do documentário, apresentado por Aline Diniz e Patricia Gomes, é a A Voz das Mulheres nos Quadrinhos Nacionais.

Mais de 20 mulheres, de diversas gerações e com trabalhos voltados para diferentes etapas de construção da HQ, assim como pesquisadoras e jornalistas, deram depoimentos para o documentário – todas direto das próprias casas, em respeito aos protocolos de saúde e segurança relacionados à pandemia da Covid-19.

Entre elas, estão Marina Takeda e Sousa, Adriana Melo, Sonia Luyten, Germana Viana, Natália Bridi, Marina Shoji, Lilian Mitsunaga, Helô D’Angelo, Gabriela Güllich, Marília Marz, Ju Loyola, Petra Leão, Thaís Carmo, Diana Salu, Marcela Godoy e Gabriela Franco. O roteiro é de Brendda Maria, enquanto as ilustrações e direção de arte são de Bennê de Oliveira.

O episódio fala sobre o trabalho das pioneiras nas HQs brasileiras, o surgimento de coletivos e eventos criados para reforçar a presença das mulheres, jornalismo e política em quadrinhos, mangás, pluralidade de gêneros, descentralização de narrativas e muito mais.

O Social Comics conta com diversos títulos de mulheres quadrinistas. Remy (Julia Bax), Beladona (Ana Recalde), Holy Avenger (Érica Awano) e os três primeiros capítulos de O Verão do Papa-Angu (Germana Viana) são alguns exemplos. A partir de hoje, Dia Internacional da Mulher (8/3), as HQs clássicas da Magali – uma das mais conhecidas personagens femininas da história da nona arte nacional – passaram a ser publicadas na plataforma, desde a primeira. Outros dois títulos que entraram no Social Comics na mesma data são Quando Você Foi Embora (Ana Cardoso) e Aconteceu Comigo (Laura Athayde).

Assista abaixo também o EPISÓDIO 1 – A importância do Quadrinho Nacional, lançado em 30 de Janeiro, no dia do Quadrinho Nacional. Com participações de mais de 20 artistas (dentre eles Victor Cafaggi, Lilian Mitsunaga, Roger Cruz, Maurício de Sousa, Jal, Rick Troula, Cris Peter e tantos outros) que ressaltam a importância da nona arte, sua história no Brasil e o contexto do mercado de quadrinhos no país atualmente.

E pra quem curtiu, o Episódio 3 já está em fase de produção para o mês de junho, o mês do Orgulho LGBTQIA+ e irá falar de toda REPRESENTATIVIDADE que o Universo do quadrinhos tem e merece ter.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Thiago Chaves
Load More In Destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também!

Como PACIFICADOR quase estrelou WATCHMEN de Alan Moore! A história da CHARLTON COMICS

O Pacificador (Peacemaker) é o antiherói dono de uma das séries de streaming mais interess…