bananabread

Não há dúvidas de que o HTML5 foi uma das mais incríveis tecnologias web já criadas. Com a capacidade de dotar os navegadores com recursos nunca antes vistos, esse novo conceito de desenvolvimento web – que combina novas versões da linguagem de marcação HTML, de estilização CSS e de programação JavaScript com novas metodologias de desenvolvimento – vem proporcionando uma lenta, porém certeira revolução, permitindo que softwares sejam criados com mais facilidade e com um desempenho superior ao de tecnologias arcaicas como o Flash. Entretanto, se já andam criando sistemas operacionais inteiros usando quase que somente HTML5, porque ainda não vemos games realmente poderosos produzidos com essa tecnologia?

Jogos em HTML5 são muito comuns atualmente. Basta dar uma voltinha no Kongregate ou no Facebook para comprovar isso. Mas apesar de boa parte deles terem uma jogabilidade muito divertida e criativa, infelizmente muitos deles possuem gráficos bem simples, limitando-se ao visual 2D. Seria bacana se fosse possível ter gráficos tridimensionais de ponta, semelhantes aos vistos nos jogos de consoles e de PC em um jogo que rode direto do navegador, sem a necessidade de plugins como o Flash Player ou o player do Unity 3D, não é verdade?

bananabread-03

Pois já tem gente trabalhando nisso! Enquanto eu passeava pelas páginas da Mozilla Developer Network encontrei uma demonstração técnica que me deixou boquiaberto: BananaBread (não me perguntem o porquê desse nome) é um jogo de tiro em primeira pessoa ao estilo Quake 3 Arena com um visual de encher os olhos! As texturas ficaram muito bem feitas e os efeitos de transparência e de água impressionam aos olhos. E ainda por cima o jogo é multiplayer, permitindo que se crie salas e se convide amigos para participar dos tiroteios em qualquer um dos seus 7 estágios. Tudo isso sem instalar plugin algum, rodando diretamente no navegador!

Obviamente que BananaBread roda com perfeição no Mozilla Firefox. Nos meus testes o Google Chrome também rodou o jogo, mas não o exibia em tela cheia e sim em uma tela diminuta com áreas pretas ao redor. O Safari não suporta o jogo por problemas com a API WebGL, o Opera sequer abriu a página oficial e o Internet Explorer que se foda.

bananabread-02
Olha mãe! Sem o Flash Player! =P

Quer experimentar também? É só visitar a página do BananaBread na Mozilla DemoStudio e se divertir! E se você é desenvolvedor e quer fuçar no código desta belezinha, fique à vontade, pois tal código é totalmente aberto! ;)

Comente pelo Facebook

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta