inspiração

Todos que trabalham mais com a criatividade sabem o que é ficar sem inspiração para realizar aquele trabalho urgente ou desenvolver aquele outro que tanto queriam. As vezes saímos mundo afora tentando pegar aquilo que não é palpável, buscar o impossível e as vezes não percebemos que tudo o que precisamos está mais próximo do que imaginamos.

E isso é Inspiração, uma HQ publicada independentemente por Camilo Solano e que não é apenas um trabalho de conclusão de curso (TCC), mas sim nos mostra um pouco daquilo que passamos no nosso dia-a-dia, do inacreditável momento em que as coisas dão tudo certo e você pensa se aquilo é real mesmo, se as coisas que estão dando certo continuarão assim ou se é apenas mais uma pegadinha do universo, até que enfim, rola o encontro com aquilo que você realmente precisava.

O autor começa mostrando um dos seus “pequenos” dramas que teve durante todo o processo. Um papel com um número de telefone, a indecisão de ligar, de não saber o que falar quando alguém atendesse e a incredulidade de ser atendido.

Isso tudo é apenas para contar sobre a primeira conversa que Camilo teve com Lourenço Mutarelli, autor de O Cheiro do Ralo e vários outros livros, incluindo alguns trabalhos em HQs, em busca de uma história para o seu trabalho de TCC. E tudo isso culmina numa das cenas mais divertidas de toda a HQ, mas não vou entregar para não estragar a surpresa de quem ler.

Com muito bom humor, o restante do trabalho funciona muito bem alternando entre a história vivida por Camilo Solano, sua própria família, amigos e seus personagens fictícios. Esses últimos destacados com páginas diferenciadas na cor cinza, indicando quando a história muda para um de seus personagens e aos poucos ele vai contando sobre a concepção do projeto.

Confesso que essas passagens dos personagens criados por Solano no decorrer do quadrinho acabaram sendo bem marcantes para mim, não exatamente pelo contexto ou o que ocorre dentro de cada cena, mas porque desde pequeno sempre tive “universos paralelos” em minha mente e o autor faz isso com uma certa frequência, sai de seu mundo para nos contar alguma história paralela, normalmente baseado nele mesmo e em pessoas próximas a ele, seja por amigos, ou próximas a ele de verdade, como em um ônibus. E isso sempre achei algo muito pessoal meu e não esperava ver isso retratado em uma HQ ou algo similar, fiquei feliz de ver que outros fazem o mesmo, além de me trazer grandes lembranças passadas, especialmente em viagens com a família.

Inspiração

Durante a leitura você vê muito das influências que Camilo teve durante sua vida como Robert Crumb, Jean Giraud (também conhecido como Moebius) e Will Eisner, mas principalmente Lourenço Mutarelli e suas obras. Em alguns quadros ele inclusive arrisca desenhar usando estilo deles, o que nos mostra algumas das possibilidades de traços que ele cogitou ter usado no seu trabalho.

Eu posso estar equivocado, mas acredito que vi uma referência forte em um dos quadros da HQ a uma revista das mais fodas que já li. É uma provável homenagem ao Cara de Cu, personagem de Preacher, HQ da DC Comics escrita por Garth Ennis e desenhada por Steve Dillon, mas fica a curiosidade minha a respeito desse fato e dando margem a vocês leitores encontrarem esse easter egg perdido em Inspiração (se realmente for o caso e eu não esteja viajando demais nisso tudo…).

Minha única observação quanto ao enredo fica para o fim da HQ, pois achei que foi vago e sem toda aquela pegada que o restante do trabalho tem, seja no bom humor ou nas reflexões, talvez eu tenha curtido muito todo o trabalho e queria ler mais e mais, então não sei dizer ao certo o que é, mas sinto que faltou algo.

inspiração_

Agora tenho que enfatizar a qualidade do material impresso, pois logo que abri o envelope em que recebi a HQ me surpreendi com a qualidade gráfica, ainda mais se tratando de uma HQ independente e todas as dificuldades de não ter uma publisher por trás dessa etapa de execução. Um belo papel couché 300 g na capa e 170 g na parte interna,  deram um belo acabamento ao trabalho todo.

Fico muito agradecido por ter tido a oportunidade de ler o material e fico mais contente ainda em ver que novos roteiristas e desenhistas estão surgindo no mercado brasileiro de forma competente e fazendo o que mais gosta.

Se quiserem mais informações a respeito ou queiram adquirir um exemplar desse belo trabalho é só entrar em contato com o Camilo Solano na fanpage da HQ: https://www.facebook.com/inspiracaoemquadrinhos

Ele tem também um blog pessoal: http://camilosolano.wordpress.com/

Fiquem com o vídeo com um pouco do processo de criação e impressão da HQ:

capafrentergbInspiração – Deixa entrar Sol nesse porão

Autor: Camilo Solano

Páginas: 64

Valor: R$ 20,00

Comente pelo Facebook

Oi! Eu sou o Sayron! Não é Saimon, Taimon ou Sauron... Sou um eterno perseguido por Murphy! Viciado em games, fanático por RPG e assisto Futebol Americano de vez em quando. Gosto das bizarrices desse mundo chamado internet. Vivo com sono, sou reclamão, mas se é para fazer zuera, conte comigo!

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta