dioniso

O ser humano é uma criatura fascinante: inventamos e disseminamos mitologias, simbologias e metáforas que são tão fortes e importantes para nós que são recontadas através das eras, de uma infinidade de formas diferentes, sempre em uma tentativa de explicar os mistérios do mundo à nossa volta e também compreender os mistérios de nosso próprio ser. A mitologia greco-romana – uma das mais importantes da civilização ocidental – é constantemente relembrada e recontada, tornando-se objeto de estudo valioso para historiadores e terreno fértil para o imaginário na cultura pop.

Do clássico líder dos Argonautas ao Hércules da Disney; da lenda de Tróia à Percy Jackson; dos 300 de Esparta ao Fantasma de Esparta, muitas são as demonstrações de nossa fascinação pelas lendas e mitos da Grécia antiga. Que o digam Jerri Dias e Pedro Zimmermann, autores de Dioniso, que também bebe dessa fonte. Este romance gráfico de 114 páginas se inspira nos deuses do Olimpo e na linha Vertigo de HQs para nos trazer um thriller cheio de suspense, erotismo e sanguinolência.

Em Dioniso, fruto de uma bem-sucedida campanha no Catarse e a ser publicada pela Avec Editora, vivenciamos a história do detetive particular Adriano Ferri, onde tudo começa após ele e sua amiga Marcela assistirem a uma estranha e exótica apresentação teatral interpretada somente por mulheres e inspirada em um antigo conto mitológico grego em uma casa noturna. Um tempo depois, estranhos acontecimentos obrigam o detetive Ferri a se aprofundar ainda mais no caso, descobrindo uma terrível trama arquitetada pelo deus grego Dioniso, que está retornando aos tempos atuais para estabelecer uma nova ordem e dominar o mundo dos homens.

DIONISO wallpaper (3)

Dioniso é uma HQ extremamente interessante não apenas pela temática abordada, mas pelo seu pioneirismo: sua arte é bastante diferente da que estamos acostumados, abrindo mão dos desenhos feitos à mão e utilizando modelos e cenários tridimensionais e tratamento artístico completamente digital para compor as ilustrações. Essa decisão artística contribuiu para compor cenas muito bonitas e bem coloridas, tornando esta a primeira publicação em quadrinhos feita completamente em 3D no Brasil.

A inovação nesta publicação não se limita só à arte, mas também se alastra pela narrativa: saem os tradicionais balões de fala e entram modestas linhas de texto que compõem os diálogos e outros elementos do enredo. Aliada ao visual 3D, essa característica deixou Dioniso com um ar mais cinematográfico, como se o leitor na verdade estivesse assistindo a um filme legendado. Entretanto, tais linhas de texto não ficam tão legíveis na versão digital da HQ (versão avaliada por mim, em formato PDF), ficando um pouco pequenas demais ao ler em modo de página dupla. Embora eu compreenda a intenção dos autores de publicar Dioniso em mídia física, um cuidado maior com essa característica seria bem-vindo para os backers que receberão a versão em PDF da HQ.

De qualquer forma, Dioniso é mais um exemplo de excelente história inspirada nos clássicos contos mitológicos. Após eu perceber porque a obra de Jerri Dias e Pedro Zimmermann conquistou a confiança de mais de 170 colaboradores, torço ansiosamente para que os autores resolvam fazer uma continuação. Então se você curte um bom suspense com grandes elementos de fantasia e terror, Dioniso certamente será aquilo que você procura.

Título: DIONISIO

Autor: Jerri Dias
Ilustrador: Pedro zimmermann
Editora: AVEC Editora
Formato: 21 × 28 cm
Tipo de capa: Capa Dura
Papel: Couché
Miolo: Colorido
Quantidade de páginas: 114

Preço Sugerido: R$ 85,00 (impresso)

Blog: http://projetodionysius.blogspot.com.br

COMPRE AQUI


Comente pelo Facebook

Analista de Sistemas, desenvolvedor e webdesigner freelancer. Sou viciado em videogames, amo literatura, sinto saudades de quando desenhava quadrinhos e os ensinamentos de Ben Parker formaram o meu caráter.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta